domingo, 30 de novembro de 2014

FORQUILHINHA RECEBE ENCONTRO REGIONAL NESTA SEGUNDA-FEIRA

Representantes das Prefeituras e das Câmaras de Vereadores dos 16 municípios pertencentes a bacia hidrográfica do rio Araranguá (são eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Timbé do Sul, Treviso e Turvo) reúnem-se nesta segunda-feira, 01/12, em Forquilhinha, a partir das 14 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, será apresentado pela empresa Profill Engenharia e Ambiente Ltda, o diagnóstico da segunda etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá. A fase A recebeu aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos e do protagonista dos estudos, o Comitê Araranguá em abril de 2014.

Iniciada a Etapa B, o foco esteve no cadastro dos usuários de água. A campanha iniciou em fevereiro e encerrou em outubro com ações fortalecidas pelos Encontros Regionais de Cadastramento, treinamentos setoriais e campanha publicitária que levou para a rua a necessidade e gratuidade do cadastro.

Durante toda esta semana, de 1o a 5 de dezembro, ocorrem cinco encontros regionais na bacia, envolvendo os 16 municípios nas cidades sede de Forquilhinha, Turvo, Criciúma, Treviso e Araranguá. O objetivo é apresentar o diagnóstico da segunda etapa aos usuários de água, ou seja, agricultores, pecuaristas, aquicultores, representantes municipais, da indústria, mineração e saneamento.

SEGUE A AGENDA:

02/12: TREVISO ÀS 14 HORAS (SALÃO PAROQUIAL SANTO ALEXANDRE)
Público-alvo: Representantes da Mineração

03/12: CRICIÚMA ÀS 14 HORAS (ACIC)
Público-alvo: Representantes das Indústrias

04/12: TURVO ÀS 14 HORAS (CÂMARA DE VEREADORES)
Público-alvo: Agricultores, Pecuaristas e Aquicultores

05/12: ARARANGUÁ ÀS 14 HORAS (SAMAE)

Público-alvo: Representantes do Setor de Saneamento 

ENCOB 2014 ENCERRA COM FOCO NA CRISE HÍDRICA ENFRENTADA PELO BRASIL

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) - Edição 2014 encerrou na última sexta-feira, 28, em Maceió (AL). Autoridades nacionais, além de representantes de comitês de bacias participaram efetivamente da programação que durou uma semana, com destaque para os membros do Comitê Araranguá, o secretário executivo, Rosinei da Silveira e a assessora administrativa, Eduarda Taise Spolti.
"O evento foi de extrema importância, debatendo a crise hídrica enfrentada atualmente pelo Brasil, bem como a relevância da lei federal 9.433/97, a chamada Lei das Águas, uma das mais importantes já criadas no país", considerou Rosinei.

O presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Affonso Henrique de Albuquerque, disse que o quadro atual da realidade da água no Brasil mostra que está se perdendo a luta contra a poluição e a degradação, motivos que justificam a mudança na política de gestão da água.

Já o presidente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Lupércio Rodrigues, enfatizou que os comitês de bacia se consolidam como o fórum em que se debate, compartilha e busca soluções. “Somos os verdadeiros guerreiros, defendemos nossas águas”, destacou durante o evento.


ENCOB 2015 SERÁ REALIZADO EM GOIÁS

Entre as discussões do XVI ENCOB, ocorreu na ultima quinta-feira (27.11), a Assembleia Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - 2013/2014, quando a plenária escolheu o estado de Goiás para receber a edição 2015 do evento. Para isso, a representação estadual atuou de maneira organizada, com distribuição de adesivos e material gráfico. O representante do Comitê Araranguá, Rosinei da Silveira, prestigiou o encontro.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ENCOB TRATA DA LEI FEDERAL 9433/97, A CHAMADA “LEI DAS ÁGUAS”

No quarto dia de programação do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB, que iniciou no domingo, 23, e encerra na sexta-feira, 28, em Maceió/Alagoas, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso, a pauta tratou dos avanços e oportunidades na Lei Federal 9433/97, a chamada “Lei das Águas”.

Os debates foram conduzidos pelo consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Maurício Boratto Viana; pelo diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Lopes Varella Neto e pelo diretor da bacia do Pardo Grande, Carlos Eduardo Alencastro. O mediador foi o presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo Antonio.


"O debate iniciou com uma discussão sobre o arcabouço geral da lei 9433/97. Existe um projeto de mudança na lei, porém teme-se que não compreenda as reais necessidades, não sendo impactantes. As autoridades ressaltaram que é necessário democratizar o máximo possível, porém reafirmaram que este é um processo moroso e burocrático", conta a assessora administrativa do Comitê Araranguá, presente no ENCOB, Eduarda Taise Spolti.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COMITÊ ARARANGUÁ PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL EM MACEIÓ

"O Comitê de Bacia Hidrográfica como Articulador Político das Águas". Esse é o tema do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB de 2014, que iniciou no domingo, 23, e encerra na sexta-feira, 28, em Maceió/Alagoas, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. O Comitê Araranguá mais uma vez se faz presente, representado pelo secretário executivo, Rosinei da Silveira e pela assessora administrativa, Eduarda Taise Spolti.

O diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, participou do início do ENCOB representando a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, ressaltou que independência e empoderamento dos Comitês é essencial para que possam ter autonomia e consigam gerenciar de forma competente os recursos hídricos do Brasil.

Já o presidente da REBOB - Rede Brasil e da Rede Internacional de Organismos de Bacia ressalta que os Comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil têm provocado a implementação de importantes programas e obras de recuperação e preservação dos rios e aquíferos. "Os Planos de Bacia, discutidos e aprovados dentro de suas reuniões, além de ampliar o debate sobre como cuidar de nossas águas, têm envolvido o poder público a assumir as necessárias políticas para o setor", enfatiza.

O Comitê Araranguá terá destaque especial nesta edição do ENCOB, já que é o único Comitê de Santa Catarina passando pela execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá. "A missão do ENCOB é articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, de forma descentralizada, integrada e participativa. A participação neste evento nacional fortalece nossas políticas regionais", garante Rosinei da Silveira.






ACESSE:

PRINCIPAIS CIDADES DA BACIA RECEBEM ENCONTROS REGIONAIS DO PLANO DO RIO ARARANGUÁ

A primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá recebeu aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos e do protagonista dos estudos, o Comitê Araranguá em abril de 2014.

Iniciada a Etapa B, o foco esteve no cadastro dos usuários de água. A campanha iniciou em fevereiro e encerrou em outubro, com ações fortalecidas pelos Encontros Regionais de Cadastramento, treinamentos setoriais e campanha publicitária que levou para a rua a necessidade e gratuidade do cadastro.

Na próxima semana, de 1o a 5 de dezembro, ocorrem cinco encontros regionais na bacia, envolvendo os 16 municípios nas cidades sede de Forquilhinha, Turvo, Criciúma, Treviso e Araranguá. O objetivo é apresentar o diagnóstico da segunda etapa aos usuários de água, ou seja, agricultores, pecuaristas, aquicultores, representantes municipais, da indústria, mineração e saneamento.

AGENDA:
01/12: FORQUILHINHA ÀS 14 HORAS (CÂMARA DE VEREADORES)
Público-alvo: representantes municipais (Câmara de Vereadores e Prefeituras)

02/12: TREVISO ÀS 14 HORAS (SALÃO PAROQUIAL SANTO ALEXANDRE)
Público-alvo: Representantes da Mineração

03/12: CRICIÚMA ÀS 14 HORAS (ACIC)
Público-alvo: Representantes das Indústrias

04/12: TURVO ÀS 14 HORAS (CÂMARA DE VEREADORES)
Público-alvo: Agricultores, Pecuaristas e Aquicultores

05/12: ARARANGUÁ ÀS 14 HORAS (SAMAE)
Público-alvo: Representantes do Setor de Saneamento



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ALUNOS RECEBEM CERTIFICADOS DAS AUTORIDADES

Balneário Arroio do Silva foi o primeiro município a receber o Curso Brincando de Preservar, oferecido pelo Comitê Araranguá. Dividido em três módulos, com carga de 8 horas/aula, o projeto educativo sensibiliza alunos sobre a importância da proteção da água, despertando a consciência ambiental quanto o uso dos recursos hídricos.

A capacitação foi implantada primeiramente para a quarta série da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso. Na manhã desta quinta-feira, 20, o presidente do Comitê, Davide Tomazi Tomaz recebeu autoridades no auditório da Escola para a cerimônia de conclusão do curso, que contou com a entrega dos certificados.

Participaram do momento, o prefeito do município, Evandro Scaini; o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Jacques; a gerente de Educação da SDR Araranguá, Celina Hobold; a diretora de Ensino da SDR de Araranguá, Cleusa Tavares; a vice-presidente do Comitê Araranguá, Yasmine de Moura da Cunha; a diretora da Escola contemplada, Sandra Cristiano, a instrutora da capacitação, Michele Pereira da Silva, a engenheira ambiental e consultora do Comitê e as professoras da série.

"Esse projeto educativo vai ser expandido para todos os 16 municípios da bacia a partir de 2015", avisou Davide."Nós já sabíamos da importância da água para nossa sobrevivência. Mas, conseguimos aprender mais. Vou prestar mais atenção para não deixar torneira aberta, jogar lixo sempre no lixo, não poluir as praias e vou ficar cuidando para minha mãe não desperdiçar água lavando as calçadas ou o meu pai com a limpeza do carro", garantiu a aluna Sara Guerreiro de 9 anos.

O prefeito Evandro Scaini acredita na ação junto às crianças. "Agradecemos ao Comitê por ter nos contemplado. Essas crianças crescerão mais comprometidas em cuidar da preservação das nossas águas e se tornarão multiplicadores junto dos colegas e dos seus familiares. Serão, com certeza, adultos muito mais conscientes", disse Scaini. O curso é uma parceria do Comitê Araranguá e do projeto de extensão da UNAHCE/UNESC "A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais".









segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Evandro Scaini confirma presença na cerimônia de conclusão do Curso Brincando de Preservar

Nesta quinta-feira, dia 20, às 10 horas, o auditório da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso de Balneário Arroio do Silva recebe o prefeito municipal, Evandro Scaini, o presidente da Câmara de Vereadores, Hamiltom Jacques e a gerente de Educação da SDR Araranguá, Celina Hobold.

As autoridades serão recebidas pela diretora da Escola, Sandra Cristiano, junto do presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz. A mobilização deve-se ao encerramento do Curso Infantil Brincando de Preservar, oferecido pelo parlamento das águas, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

Balneário Arroio do Silva foi o primeiro município a receber a capacitação, marcando o início de um projeto educativo que vai ser expandido para todos os 16 municípios da bacia a partir de 2015. Dividida em três módulos, sensibilizou os alunos sobre a importância da proteção da água, despertando a consciência ambiental quanto o uso dos recursos hídricos regionais, mostrando a importância da sua fonte de abastecimento, ou seja, a Lagoa da Serra.


"O Comitê Araranguá está investindo na sensibilização das crianças para a preservação das nossas águas. Encerramos o ano satisfeitos com o êxito alcançado em nossos projetos infantis", comenta a engenheira ambiental e instrutora do Curso, Michele Pereira da Silva.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

AÇÕES DE 2014 APRESENTADAS E PROJETOS PARA 2015 APROVADOS

As 45 entidades que integram o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá estiveram reunidas na tarde de quinta-feira, 13 de novembro, na sede do Cetrar/Epagri, para a última Assembleia Ordinária de 2014, conduzida pelo presidente, Davide Tomazi Tomaz.

O encontro iniciou com aprovação da agenda de trabalho do próximo ano. As atividades externas encerraram oficialmente nesta semana e reiniciam em março, com encontro da Comissão Consultiva, grupo responsável por dar agilidade às ações do Comitê. Novas entidades membros tomaram posse, com destaque para o Centro Tecnológico de Carvão Limpo - SATC e Escola Municipal de Ensino Fundamental Honório Dal Toé.

Foi aprovado ainda o orçamento que constará no Projeto do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) de 2015. De acordo com a consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê, Michele Pereira da Silva, o recurso garante a sobrevivência do Comitê e a qualidade do trabalho.

A vice-presidente, Yasmine de Moura Cunha, em nome dos demais autores, fez o lançamento oficial do Caderno do Educador Ambiental das bacias dos rios Araranguá e Urussanga. O Caderno contou com a colaboração dos Comitês Araranguá e Urussanga, realizado pela Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí (FAAVI), apoiado pela UNESC e UNIBAVE e patrocinado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo de SC e o SC Rural.

DIAGNÓSTICO DO PLANO
APRESENTADO 
EM ENCONTROS REGIONAIS

Durante a Assembleia Ordinária do Comitê nesta quinta-feira, 13, os presentes acompanharam a pré-contextualização da Fase B do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, apresentada por Christian Cunha, Fábio Paganini e Paulo Paim, da empresa Profill Engenharia e Ambiente Ltda, contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos, para execução dos trabalhos, na oportunidade representada pelos profissionais Thales Pires Ribeiro e Vinícius Tavares Constante.
 
De primeiro a cinco de dezembro, ocorrem cinco encontros regionais na bacia, envolvendo os 16 municípios nas cidades sede de Forquilhinha, Turvo, Criciúma, Treviso e Araranguá. O objetivo é apresentar o diagnóstico da segunda etapa do Plano aos usuários de água, ou seja, agricultores, pecuaristas, aquicultores, representantes municipais, da indústria, mineração e saneamento.

AGENDA:
01/12: FORQUILHINHA ÀS 14 HORAS (CÂMARA DE VEREADORES)
02/12: TREVISO ÀS 14 HORAS
03/12: CRICIÚMA ÀS 14 HORAS (ACIC)
04/12: TURVO ÀS 14 HORAS (CÂMARA DE VEREADORES)
05/12: ARARANGUÁ ÀS 14 HORAS (SAMAE)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

COMITÊ ARARANGUÁ REÚNE MEMBROS PARA ÚLTIMA ASSEMBLEIA DO ANO

Trabalhos a serem realizados em 2015 na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, com datas pré definidas pelos membros da Comissão Consultiva do Comitê Araranguá, irão passar por aprovação durante a última Assembleia Ordinária do ano, marcada para esta quinta-feira, 13 de novembro, no CETRAR/EPAGRI em Araranguá, reunindo as 45 entidades participativas.

Na oportunidade, os presentes acompanharão a contextualização da Fase B (Diagnóstico) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, apresentada pelos profissionais da Empresa Profill Engenharia e Ambiente Ltda, contratada pela SDS, por meio da sua Diretoria de Recursos Hídricos, com recursos do programa SC Rural.

"Além da aprovação do Projeto FEHIDRO 2015, teremos a posse de novas entidades membros neste ultimo encontro geral. Desde já, agradecemos aos membros da diretoria, às entidades membro do Comitê e aos colaboradores que não mediram esforços para que as ações obtivessem êxitos em 2014. O mérito é da equipe e quem ganha com esse trabalho é a comunidade da nossa bacia", destaca o anfitrião, Davide Tomazi Tomaz.

AUTORIDADES PRESTIGIAM ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO CURSO BRINCADO DE PRESERVAR

A Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso de Balneário Arroio do Silva foi o primeiro município a receber o Curso Infantil Brincando de Preservar, oferecido pelo parlamento das águas, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.
Dividida em três módulos, a capacitação sensibilizou os alunos sobre a importância da proteção da água, despertando a consciência ambiental quanto o uso dos recursos hídricos regionais, mostrando a importância da sua fonte de abastecimento, ou seja, a Lagoa da Serra.
A cerimônia de conclusão ocorre no dia 20 de novembro, às 10 horas, no auditório da Escola Apolônio e contará com a presença de autoridades locais e dos membros do Comitê Araranguá, marcando o início de um projeto educativo que vai ser expandido para todos os 16 municípios da bacia a partir de 2015.

"O Comitê Araranguá está investindo na sensibilização das crianças para a preservação das nossas águas. Em março  lançamos a campanha infantil "Preservar é Possível e é Legal", composta por livro de história, cartilha lúdica e desenho animado, apresentando os personagens AQUA, o protetor das águas e os amiguinhos ITO e MALU. Encerramos o ano satisfeitos com o êxito alcançado em nossos projetos infantis", comenta a engenheira ambiental e instrutora do Curso, Michele Pereira da Silva.


domingo, 9 de novembro de 2014

CURSO ENCERRA COM SEGUNDA EDIÇÃO SOLICITADA E GARANTIDA

A primeira edição do Curso: Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Araranguá ocorrido de 6 a 8 de novembro, nas dependências do Cetrar/Epagri, teve carga certificada de 20 horas, abordando a educação ambiental como forma de reintegração da sociedade, entre outros temas que reuniram engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores públicos, professores, estudantes e membros da comunidade.

"Nós temos planejado para que a segunda edição ocorra no primeiro semestre de 2015. Para isso, vamos desenvolver parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios e com as GEREDs para que se tenha um público ainda maior de educadores, para que possam compartilhar o aprendizado com seus alunos e assim garantirmos a multiplicação dos assuntos de preservação ambiental em nossa bacia", informa a engenheira ambiental e consultora do Comitê Araranguá, Michele Pereira da Silva.

"Estava buscando atualização em relação a recursos hídricos e alcancei meus objetivos com este curso. Desde os educadores até uma pessoa da comunidade conseguiu aprender. A junção da técnica com a prática trouxe contribuição. Visões diferentes do mesmo assunto são interessantes para o conhecimento", concluiu a professora de hidrologia na UDESC de Laguna para Arquitetura, Cristina Michels Godinho Dal Molin.

A vice-presidente do Comitê Araranguá, Yasmine de Moura da Cunha, uma das instrutoras da capacitação, elogiou os participantes. "A turma foi muito participativa e estava disposta a aprender. Esperamos ter conseguido multiplicadores das questões relativas à gestão da bacia do rio Araranguá. Que possamos ter passado um embasamento para eles se sentirem com propriedade para repassar as ideias", disse.

A professora e instrutora do curso, Rose Maria Adami espera que os participantes, com o conhecimento adquirido, possam trabalhar nas suas instituições e comunidade, auxiliando na educação ambiental e na cidadania das águas tanto na bacia quanto fora dela, promovendo a troca de informações.

O curso foi uma parceria entre o Comitê Araranguá, o projeto de extensão da UNAHCE/UNESC, ”A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais” e o projeto de pesquisa da UNIBAVI, “Conscientização e fortalecimento de atores sociais nas bacias hidrográficas”.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CURSO INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O segundo dia do curso "Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Araranguá", nesta sexta-feira, 7, repassou aos participantes a gestão e o sistema nacional de gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil e em Santa Catarina, incentivando a participação do cidadão na educação ambiental e nas políticas públicas no local onde está inserido, além de apresentar a paisagem da bacia do rio Araranguá e seus problemas ambientais.


O curso, que está sendo realizado nas dependências do Cetrar/Epagri, teve início na quinta-feira, 6, e encerra neste sábado, 8, pela manhã com elaboração de projetos de pesquisa referentes aos recursos hídricos para implementação na bacia do rio Araranguá. 






O curso é uma parceria entre o Comitê Araranguá, o projeto de extensão da UNAHCE/UNESC, ”A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais” e o projeto de pesquisa da UNIBAVI, “Conscientização e fortalecimento de atores sociais nas bacias hidrográficas”.


PROJETO BRINCANDO DE PRESERVAR NA SEGUNDA ETAPA

O Comitê Araranguá encerra 2014 investindo no projeto piloto "Brincando de Preservar". Dividido em três módulos, a capacitação foi implantada primeiramente na Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso de Balneário Arroio do Silva, aos alunos do quarto ano. O objetivo é que em 2015 essas capacitações sejam oferecidas de forma gratuita para as escolas dos 16 municípios da bacia.




As crianças da primeira turma já receberam o primeiro e o segundo módulo da capacitação "Brincando de Preservar", aprendendo o que é, como funciona e como cuidar da bacia. A instrutora do projeto, a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, Consultora do Comitê, explica que depois de ensinar a teoria, as crianças realizam experiências práticas em grupo para gravar o que aprenderam.



A terceira fase da capacitação ocorre na manhã do dia 20 de novembro. A última aula será marcada por uma saída de campo e pela entrega dos certificados, ato que será prestigiado por autoridades da região e pelos membros do Comitê Araranguá.





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CONHECER PARA PRESERVAR

Com duração de três dias, curso trata da gestão dos recursos hídricos na bacia, com objetivo de que os participantes tornem-se multiplicadores das informações em seus locais de trabalho.

Engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores públicos, membros dos Comitês, professores, estudantes e a comunidade em geral formam o público-alvo do curso oferecido gratuitamente pelo Comitê Araranguá com o tema: Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Araranguá, com início nesta quinta-feira e encerramento marcado para sábado, de 6 a 8, nas de dependências do Cetrar/Epagri.

O primeiro dia da capacitação, que tem carga certificada de 20 horas, abordou educação ambiental como forma de reintegração da sociedade – natureza e o papel do educador ambiental. A programação segue nesta sexta-feira, 7, explanando a gestão e o sistema nacional de gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil e em Santa Catarina, incentivando a participação do cidadão na educação ambiental e nas políticas públicas na bacia do rio Araranguá.

A paisagem da bacia do rio Araranguá e seus problemas ambientais serão apresentados durante o curso, que se encerra no sábado pela manhã com elaboração de projetos de pesquisa referentes aos recursos hídricos para implementação na bacia do rio Araranguá. Entre as expectativas do público, o anseio de conhecer mais sobre educação ambiental voltada aos recursos hídricos, para repassar aos alunos e à comunidade onde estão inseridos, criando em cada indivíduo a capacidade de pensar sustentavelmente 365 dias por ano.

O curso é uma parceria entre o Comitê Araranguá, o projeto de extensão da UNAHCE/UNESC, ”A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais” e o projeto de pesquisa da UNIBAVI, “Conscientização e fortalecimento de atores sociais nas bacias hidrográficas”.






COMITÊ ARARANGUÁ PRESTIGIA ABERTURA DO III EFAMUC

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá esteve presente na abertura do III Encontro sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas na Região Sul, sendo representado pelo seu presidente, Davide Tomazi Tomaz e por sua consultora, a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva. O evento desde ano é memorativo aos 10 anos da passagem do Furacão Catarina e reúne nesta quinta e sexta-feira, diversos estudiosos, representantes de entidades, autoridades, ONGs, professores, alunos e a comunidade em geral. Um stand do Comitê no evento oferece ao público os materiais de divulgação do parlamento das águas. 

 
III EFAMUC - 

O EFAMUC transpassou a esfera do sul de Santa Catarina e ganhou reconhecimento internacional desde a sua primeira edição, fruto da metodologia adotada e da maneira como a região trata as questões ambientais. A terceira edição do evento teve início na manhã desta quinta-feira, 6, no Grêmio Fronteira em Araranguá, reunindo diversas autoridades e um público expressivo para criar uma dimensão de futuro quanto às mudanças climáticas.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel; o presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha); o prefeito de Balneário Arroio do Silva e presidente da Amesc, Evandro Scaini; o coordenador do TSGA II (Tecnologias Sociais para a Gestão da Água), Paulo Belli Filho; o diretor do IF-SC Araranguá, Allain Olivier; diretor geral do IF-SC Santa Rosa do Sul, Carlos Antônio Krause; o diretor da UFSC - campus Araranguá, Paulo Esteves e o representante da ONG Sócios da Natureza, Tadêu Santos, precursor do EFAMUC.

O prefeito, Sandro Maciel lembrou que estamos propensos a atividades desta natureza. "É extremamente importante continuarmos debatendo para deixar a população informada, prevenida e preparada para eventos futuros", disse. O presidente Ozair da Silva ressaltou que ações de prevenção, como o EFAMUC, fazem com que os eventos climáticos não sejam ainda mais trágicos.

Pesquisas, investimentos e prevenções foram debatidos no primeiro dia da programação por um time de profissionais formado por: Daniel José da Silva (Engenharia Sanitária e Ambiental/UFSC); Mariana Thiériot-Loisel (Canadá); Márcia Vendramini Fuentes (Meteorologia/IFSC); Kátia Mara Batista(PPGCA/UNESC); João de Deus Medeiros (Biologia, Dp. Áreas Protegidas/UFSC); Luís Henrique Fragoas Pimenta (Doutorando da Geografia/UFSC); Frederico Fonseca da Silva - participação via vídeo (Agroecologia/IFPR); Carlyle Torres Bezerra de Menezes (Engenharia Ambiental/UNESC); Márcio Sonego (Chefe da Estação Experimental de Urusssanga); Eduardo Siaim Böhme(Médico Psiquiatra/Araranguá) e Djalma Santos Niles(Subtenente do Corpo de Bombeiro/CTISP)

A organização está à cargo do Governo do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil de SC, Sócios da Natureza, IF-SC Araranguá, IF-SC Santa Rosa do Sul, UFSC e TSGA. A execução técnica é de responsabilidade da Epagri, Embrapa e UFSC. A realização é da Prefeitura Municipal de Araranguá.