22/11
Para deixar as estações hidrometeorológicas da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá em pleno funcionamento, o que possibilita aos municípios acompanhar os dados com mais fidelidade, representantes do Comitê Araranguá estão mobilizando lideranças políticas, diretores de fundações e entidades representativas para firmar parcerias que garantirão a restauração e manutenção das mesmas.
Para o Presidente do Comitê, Antônio Sérgio Soares o auxílio financeiro neste momento é fundamental para garantir a eficiência da rede. Caso contrário, a região ficará desprotegida de informações atualizadas sobre as ocorrências climáticas.
Atualmente, existem na Bacia 33 estações, mas apenas 22 funcionam e algumas parcialmente. Com as parcerias buscadas será possível verificar a precipitação de chuva, temperatura e nível do rio, entre outros, permitindo a tomada de decisões pela defesa civil e administrações municipais. No futuro, o Comitê Araranguá pretende melhorar o sistema com a instalação de estações para medir a acidez e a salinidade das águas do rio Araranguá, aumentando o conhecimento do comportamento destes fatores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário