terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Águas oferecem curso gratuito

Segue até esta quinta-feira, 26 de setembro, as inscrições para o curso "Comitê de Bacias Hidrográficas" promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). "O objetivo é capacitar gestores ambientais, servidores públicos, membros de comitês de bacias, representantes da sociedade civil com potencial vínculo com os comitês, entre outros públicos", informa a Consultora do Comitê Araranguá, a engenheira ambiental Michele Pereira da Silva.


Com formato à distância e com carga de 50 horas/aula, as atividades do curso acontecerão de 30 de setembro a 4 de novembro. A capacitação é dividida em módulos com cinco grandes temas: o comitê de bacia hidrográfica; o surgimento dos comitês no Brasil; composição e atribuições dos colegiados; a criação e a instalação de um comitê; e comitê de bacia interestadual. Foram abertas 1.000 vagas para todo o Brasil. Para participar basta acessar http://ava.mma.gov.br.


Comitês de Bacias Hidrográficas

Os comitês de bacias são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1997. A composição diversificada e democrática destes "parlamentos das águas" contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.
Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.


Assessoria de Imprensa Comitê Araranguá
Jornalista Michele Fernandes Bonilla - 02554 JP

Marca Assessoria e Consultoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário