Neste momento, o Comitê Araranguá é o único no Estado que está com seu Plano em andamento desde agosto de 2013. Os estudos encerram neste segundo semestre de 2015 com o objetivo de garantir e preservar a qualidade e quantidade das nossas águas em curto, médio e longo prazo. As ferramentas propostas serão colocadas em prática junto dos mais de 330 mil moradores dos 16 municípios da bacia.
"Este é o momento de elaboração do Plano, com estabelecimento de metas de ações estratégicas e necessárias; elaboração de um programa de investimento de curto prazo; diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos da bacia e monitoramento de implantação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá", enfatiza Carlos Bortolli.
A Etapa C será apresentada aos membros da Comissão Consultiva no dia 09 de julho e à comunidade em eventos públicos de 20 a 23 de julho, com encontros regionais passando pelas cidades de Turvo, Araranguá, Nova Veneza e Içara. A aprovação parcial, em Assembleia Geral, está prevista para 10 de setembro.
OS TRABALHOS NA BACIA
Os estudos, desenvolvidos pela empresa Profill Engenharia e Ambiente Ltda, já venceram as duas primeiras etapas. Na fase A foi feita a realização do diagnóstico da dinâmica da bacia; identificação de atores sociais; diagnóstico das instituições e das áreas de atuação relacionadas com o gerenciamento de recursos hídricos. Na etapa B, a consolidação das informações sobre recursos hídricos; cenário hídrico atual; diagnóstico das demandas hídricas; cadastro de usuários de água; prognóstico das demandas hídricos e compatibilização de demandas e disponibilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário