Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 09 de maio definirá o novo presidente, vice e secretário executivo do órgão para os próximos dois anos
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio
Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba iniciou o processo
eleitoral para definir a nova diretoria do órgão. Em Assembleia Geral
Extraordinária nessa terça-feira, 04, os membros aprovaram a criação da comissão
eleitoral que vai organizar a eleição do próximo presidente, vice e secretário
executivo do Comitê para os próximos dois anos.
A eleição da nova diretoria acontecerá em Assembleia Geral
Ordinária do órgão, a ser realizada no dia 09 de maio, a partir das 13h30min em
primeira chamada e 14h em segunda chamada, no CETRAR Epagri, em Araranguá.
Conforme o atual presidente, Lourenço Zanette, é
extremamente importante que haja uma contribuição efetiva dos membros,
iniciando pelo processo eleitoral, para posteriormente, ser replicada nas ações
em prol da gestão dos recursos hídricos. “Muitas ações são encabeçadas e
definidas pela diretoria, se nos colocamos à disposição, temos uma voz mais
ativa dentro do próprio Comitê, para trazer assuntos prioritários e definir as
próximas pautas a serem trabalhadas”, argumenta.
Neste cenário, segundo Zanette, seria interessante que as
chapas inscritas levem em consideração a distribuição geográfica dos membros
dentro da bacia, para garantir que a maior parte das regiões esteja
representada. “Além disso, se cada um dos três setores participantes do Comitê
puder ter algum representante na chapa, seja usuário de água, população da
bacia ou órgãos da administração estadual ou federal, conseguiremos também uma
diretoria com visão mais completa sobre as discussões”, completa.
Chapas e prazos
De acordo com o edital – que foi aprovado nesta terça-feira,
04, e será publicado na quarta, 05 –, as chapas eleitorais devem ser formadas
por representantes titulares das organizações-membros do Comitê e somente podem
fazer parte da chapa, representantes que tenham estado em exercício nos últimos
12 meses, a contar do lançamento do edital.
Após organizada a chapa eleitoral, com os nomes do
presidente, do vice-presidente e secretário executivo, o Requerimento de Registro
de Chapas deverá ser encaminhado até às 23h59min do dia 25 de abril para o
e-mail comiteararangua@gmail.com.
Demais pautas
Ainda durante a assembleia desta terça, os membros do Comitê
debateram e aprovaram inúmeros outros tópicos importantes para garantir as
atividades do ano, tais como o Plano de Trabalho Anual de 2023, o calendário de
Assembleias Gerais Ordinárias de 2023, o Plano de Capacitação de 2023 e o Plano
de Comunicação e Mobilização Social de 2023.
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