Juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação de
Araranguá e Prefeitura de Araranguá, órgão se reuniu para definir as ações para
a Pré-Conferência
O primeiro encontro de organização aconteceu nesta semana, para
alinhar as atividades a serem realizadas na Pré-Conferência, que contará com a
participação dos professores das redes de ensino estaduais, municipais e
particulares do Extremo Sul catarinense. A VI CNIJMA, em um primeiro momento,
envolve os gestores e coordenadores pedagógicos e professores, para depois
atingir os estudantes com atividades voltadas à educação ambiental e à gestão
dos recursos hídricos.
Nesse sentido, o Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba e
a CRE Araranguá realizarão o primeiro encontro com os professores no dia 07 de
março, das 8h30 às 11h30, no auditório da AMESC, para prepará-los e orientá-los
no desenvolvimento dos projetos ambientais nas escolas para a VI CNIJMA.
O projeto – realizado pelo Ministério da Educação (MEC),
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI) – tem a intenção de gerar pesquisas, diálogos,
troca e construção de conhecimentos, reflexões e ações transformadoras sobre
relevantes questões socioambientais que afetam o cotidiano das pessoas.
Para a presidente do Comitê Araranguá e Afluentes do
Mampituba, Eliandra Gomes Marques, a participação do Comitê na organização da
VI CNIJMA é estratégica. “Fortalecemos nosso compromisso com a Educação
Ambiental e a Justiça Climática, nos posicionando não só como protagonistas na
promoção de debates críticos e na formação de novas lideranças infantojuvenis,
mas também ampliando a rede de parcerias e influenciando a construção de
políticas públicas na governança do nosso território”, destaca.
Neste cenário, na visão da integradora da CRE de Araranguá,
Karin Regina de Bem Pereira, a parceria com o Comitê Araranguá e Afluentes do
Mampituba será de grande ajuda. “Estabelecemos uma forte parceria e buscamos
levar até às nossas escolas o conhecimento necessário para proteger e preservar
o meio ambiente em nosso território local”, pontua.
Ainda, relembra que o Comitê realizou formações para os
professores da rede estadual em 2024, tendo ótimos resultados. “Nesse mês,
firmamos novamente esta parceria com as formações para professores e a
organização da Conferência Regional Infantojuvenil do Meio Ambiente. Somos
muito gratos por contar com o Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba, nessa
prática de engajamento, conscientização e novas perspectivas e ações para a
preservação do nosso habitat”, enfatiza Karin.
Etapas da VI Conferência
Para seguir o planejamento da VI CNIJMA, devem ser seguidas
seis etapas. A primeira delas consiste na elaboração de material pedagógico,
mobilização de participantes e criação das Comissões Organizadoras Estaduais
(COE). Depois, a ação segue para a Conferência nas escolas, seguida das
Conferências regional, estadual e nacional e da Pós-Conferência.
Sobre a Conferência
Segundo o Governo Federal, a Conferência Nacional
Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política
Nacional de Educação Ambiental (Pnea), constituído pelo MEC e pelo MMA. O objetivo da VI
CNIJMA é mobilizar
adolescentes e jovens do Brasil
inteiro a refletir,
discutir e propor ações e projetos no contexto
socioambiental, além de debater seus
desafios e alternativas no âmbito da escola, do município, do
estado e do país como um
todo.
Além disso, a VI Conferência é um processo de mobilização de
todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais
do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Trata-se de um convite para que
desenvolvam jornadas pedagógicas em prol da justiça climática
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