domingo, 6 de julho de 2014

Futuros agrônomos conhecem o trabalho do Comitê Araranguá

Acadêmicos de Engenharia de Agronomia da antiga Escola Agrotécnica Federal de Sombrio (EAFS/SC), hoje Instituto Federal Catarinense Câmpus Santa Rosa do Sul, receberam no mês de junho a visita do Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Davide Tomazi Tomaz.
Na oportunidade, os alunos ouviram sobre o processo de mobilização para constituição do Comitê em 1997 (o primeiro no Estado), sua implantação, forma de constituição, missão e objetivos, bem como receberam um parecer dos trabalhos realizados nos 16 municípios que integram a bacia do rio Araranguá ao longo desse tempo.

A palestra deu atenção especial aos trabalhos pertinentes ao Plano de Recursos Hídricos, que tem o objetivo primordial de garantir o uso racional e a conservação dos recursos hídricos. "Este plano é um instrumento de planejamento onde se determina como conservar, recuperar e utilizar os recursos hídricos a partir de orientação, diretrizes, ações e atividades, explicitando algumas normas e regras de usos da água, definindo objetivos para o futuro das águas da bacia e para o desenvolvimento da região", explicou Davide.

O tema foi ao encontro da realidade dos futuros agrônomos, que envolvem-se em praticamente todas as etapas do agronegócio e precisam estar atentos quanto a utilização, qualidade e quantidade da água em seus futuros negócios, sendo possíveis usuários de água, defendido diariamente pelo Comitê Araranguá, o parlamento das águas na bacia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário