quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Comitê Araranguá participa do encontro “O Brasil que cuida de suas águas”

Evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Luiz Leme, bem como seu vice-presidente, Sérgio Marini, participaram nessa quarta-feira, 10, do encontro regional “O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o programa nacional de revitalização de bacias hidrográficas”. O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e seguiu, ainda, por esta quinta-feira, 11, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O encontro tem como objetivo discutir temas relacionados à conservação e recuperação dos rios, com foco nas regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai. Convidado a falar em nome do Fórum Catarinense de Comitês de Bacia Hidrográficas, o presidente do Comitê Araranguá ressaltou a importância da oportunidade para que fosse debatida a situação das águas e as ações para melhorar essa realidade no futuro.
“Além disso, os Comitês Araranguá e Mampituba estão se unindo para elaborar o Plano da Bacia do Rio Mampituba, uma iniciativa do governo gaúcho com apoio do governo catarinense, cobrando a colaboração do Ministério do Meio Ambiente, por meio Agência Nacional das Águas", completou.
Ainda durante o evento, durante o pronunciamento do Governo de Santa Catarina, o Plano Estadual de Recursos Hídricos ganhou destaque durante a explanação e, em relação especificamente ao Comitê Araranguá, foram elogiadas as ações de mediação de conflitos e recuperação de matas ciliares, com plantio de mudas de árvores por diversas cidades do Sul catarinense.

Revitalização das Bacias Hidrográficas
O encontro faz parte do processo de elaboração do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, que teve início em junho e é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente uma demanda cada vez mais urgente da sociedade brasileira, em função do agravamento da crise hídrica.
“Ao final deste processo pretendemos afirmar a revitalização como uma política permanente de cuidado com as águas do Brasil”, reforça o coordenador-geral de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente, Henrique Pinheiro Veiga.

Francine Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário