segunda-feira, 10 de julho de 2023

Coordenadores do ProFor Águas palestram a crianças do SESC Comunidade Forquilhinha

 Pensar no planeta com a casa de todos foi o objetivo da atividade, com ênfase na água


O cuidado com a Casa Comum foi o tema da palestra ministrada a crianças do Programa SESC Comunidade, na última semana, em Forquilhinha. O tema foi apresentado pelos professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes e José Carlos Virtuoso, respectivamente, coordenador geral e coordenador técnico do projeto que dá suporte técnico-científico aos comitês de bacia hidrográfica do Sul catarinense.

Convidados a participar de ações e projetos de Extensão da Unesc, eles trabalharam a temática dando ênfase à água, indo ao encontro do escopo principal do projeto ProFor. O SESC Comunidade Forquilhinha é coordenado pelo professor Ricardo Ricardo Quinald, que também integra o corpo docente do curso de Educação Física da Unesc.

Buscando trabalhar no contexto de vida das crianças e de forma lúdica, os palestrantes usaram o recurso musical para iniciar um rico diálogo, com a canção “Planeta Água”, de Guilherme Arantes. A música traz a importância da água e as dinâmicas do seu ciclo, tão fundamental à vida, o que suscitou uma participação ativa do público infantil.

Na sequência, Menezes e Virtuoso trabalharam a concepção do Planeta Terra como a Casa Comum da humanidade e de todas as formas de vida, estimulando as crianças a refletirem sobre um conceito mais amplo de casa.  Usando a imagem da barriga de uma mãe gestante, lembraram que o ventre materno é o primeiro lar físico que temos. Depois o edificado, mostrando a figura de uma casa, em que todos moram. E também a imagem do SESC Forquilhinha, um ginásio de esportes com espaço anexo para outras atividades.

Em seguida, os participantes foram convidados a fazer uma viagem imaginária ao espaço sideral, por meio de um foguete, a partir da exibição do vídeo de lançamento da Apolo XI, ocorrida nos EUA, 1969, tendo como base de partida o local onde estavam. Numa sequência de imagens de satélite do Google Maps foram percebendo que a casa individual foi perdendo sentido à medida em que se afastava da superfície, até que do espaço se visualiza o planeta por inteiro, a Casa Comum.

Finalizando a dinâmica, as crianças falaram da sua percepção, compreendendo que todos fazemos parte de um único lar, não havendo qualquer distinção entre classes sociais, etnias ou mesmo espécies animais. Momento em que se destacou a importância do respeito à diversidade em todos os âmbitos, à natureza e a necessidade de cuidado entre as pessoas, com as outras formas de vida e a promoção da fraternidade para um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário