segunda-feira, 3 de junho de 2013

PERIGO: Falta de recurso afeta estações hidrometeorológicas na bacia

A bacia hidrográfica do Rio Araranguá é formada por 15 municípios, divididos entre Amesc e Amrec, espaço que comporta uma rede hidrometeorológica instalada a partir de 2007 somando hoje 33 equipamentos alocados em pontos estratégicos. As unidades, provenientes de diversos projetos, visam conhecer o sistema hidrometeorológico regional. Considerando a importante manutenção deste sistema, o Comitê Araranguá decidiu desenvolver projetos para obtenção de recursos.

“É necessário chamar a atenção das lideranças para esse sistema já constituído que, por falta de recursos para manutenção, não possibilita a utilização dos dados com segurança.  Os dados dos últimos eventos climáticos estavam insuficientes e muitos setores perderam recursos de seguros por falta de informações confiáveis”, destaca a Engenheira Ambiental e Consultora do Comitê Araranguá, Michele Pereira da Silva.


Atualmente a rede está sem manutenção, devido a falta de recursos para aquisição de equipamentos. O Comitê Araranguá considera esses equipamentos em campo como primordiais para o desenvolvimento de um sistema de alerta. Deste modo reuniu um grupo de entidades interessadas e preocupadas com a manutenção da rede para elaborar um projeto que buscará captar recursos junto ao Programa SC Rural. Hoje, das 33 estações existentes, aproximadamente 15 funcionam, o que compromete seriamente a qualidade dos dados que são revertidos em segurança para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário