Estiveram presentes o presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini, a consultora e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, e o membro, Daniel Pazini Pezente.
O objetivo do evento foi fomentar a capacitação e interação com os membros dos Comitês de Santa Catarina, para que estes participem da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos.
Abordando temas relacionados à gestão dos recursos hídricos, o palestrante do encontro foi o professor doutor em Recursos Hídricos e engenheiro civil, Carlos Tucci, que também é colaborador do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Tucci enfatizou os instrumentos de gestão presentes na Lei 9433/97, que são usados para regular o uso, a conservação da água e a segurança de extremos.
"A política estabelecida em 1997 não instituiu um instrumento, que é sobre a necessidade de gestão de extremos e a segurança hídrica. Para resolver problemas de inundações e outros eventos extremos, cerca de 90% dos casos não se resolve com obras, mas sim regularizando o uso do solo", argumentou o palestrante.
A intenção é que o Plano Estadual de Recursos Hídricos assegure a disponibilidade hídrica, o uso racional e sustentável da água e a prevenção e defesa de eventos extremos.
O evento foi promovido pela Fundação CERTI, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina.
Francine Ferreira - Com informações de Eliana Maccari
Nenhum comentário:
Postar um comentário