quarta-feira, 21 de maio de 2014

Campanha de cadastro dos usuários de água encerra em Criciúma

O cadastro é gratuito e necessário para identificar quanto de água cada um precisa para o desenvolvimento de sua atividade, para solicitar e renovar a licença ambiental de empreendimentos, liberação de financiamentos rurais e o requerimento do direito de outorga de uso da água.

Criciúma/SC


O Prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin, 
prestigiou o encontro em Turvo.
Encerra nesta quinta-feira, dia 22, às 14 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma (SDR), a Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. O encontro é extensivo aos municípios de Içara e Balneário Rincão.

o Governo de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos, trabalha para gerir os recursos hídricos no Estado. O cadastro, uma das etapas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, é uma necessidade que visa ajustar as demandas econômicas, sociais e ambientais em níveis sustentáveis, de modo a permitir, sem conflitos, a convivência dos usos atuais e futuros da água.

A Campanha teve início no dia 12 de maio por Forquilhinha, extensivo também aos municípios de Meleiro e Nova Veneza. Na segunda, 19, passou por Siderópolis, abrangendo o município de Treviso. Terça-feira foi a vez de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá. Nesta quarta-feira, 21, Turvo sediou o encontro na Câmara de Vereadores, reunindo os municípios de Ermo, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul.

"O cadastro vai além de um documento. É um dado necessário para que o Estado possa garantir a sustentabilidade e qualidade do recurso hídrico para consumo e para utilização nas suas atividades produtivas", explica o técnico da empresa Profill Engenharia e Ambiente, Paulo Paim.

Quem deve se cadastrar? Para saber se você precisa participar, basta entender a diferença entre consumidor e usuário de água. Todos aqueles que recebem a água através de uma distribuidora (SAMAE, CASAN) são considerados  consumidores. Já o usuário é aquele que capta a água e a utiliza em sua atividade produtiva, devolvendo-a para o meio ambiente. Como exemplo, os agricultores, criadores de animais, irrigantes, piscicultores, companhias de saneamento, mineradores, indústrias, hidroelétricas e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos.

MARCA SC - (48) 35243388
ASCOM Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá






Nenhum comentário:

Postar um comentário