quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ações voltadas à proteção dos recursos hídricos

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá está em fase de planejamento das ações para 2013, envolvendo todos os membros. Dentre elas, merece destaque a que visa promover a capacitação dos participantes, com o objetivo de nivelar o conhecimento e aproximar os representantes das entidades da necessidade de participação efetiva nos projetos do Comitê.

"Outra atividade é estreitar o elo entre Comitê e autoridades da região da Amesc e Amrec, que englobam os municípios pertencentes à Bacia. Vamos apresentar as atividades atuais do Comitê e informar as necessidades para a realização de projetos e ações voltadas para à proteção dos recursos hídricos e que é importante contar com a participação de todos neste momento de planejamento", conta a engenheira ambiental, Michele Pereira.

O foco é preservar e proteger os recursos hídricos para que se tenha água de qualidade e a quantidade necessária para abastecimento dos diversos setores, bem como fazer um planejamento de uso prioritário para situações emergenciais. Indo além, está em fase de atualização o caderno do educador, que foi elaborado pelo projeto Piava Sul em 2009, com todos os dados históricos e informações geográficas do extremo sul, nas bacias dos Rios Araranguá e Urussanga.

E ainda, com os recursos do Programa SC Rural, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável – SDS está fornecendo o suporte necessário para a execução do Plano de Bacia do Rio Araranguá, onde visa fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos. O Plano de Bacia está em fase de planejamento e a execução será acompanhada pelo Comitê em conjunto com a Diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina – DRHI.  

“Estas ações, na realidade, são para dar continuidade a estruturação e fortalecimento do Comitê, para que mais pessoas possam ter conhecimento de que existe um grupo comprometido com a proteção dos recursos hídricos, bem como ter diretrizes a seguir quando o assunto for a água”, acrescenta Michele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário