segunda-feira, 29 de julho de 2013

Projetos incentivam fixação das famílias na zona rural

Instituições Familiares do Sul do Estado estão trabalhando no desenvolvimento de Projetos Estruturantes a fim de contribuir para a fixação das famílias na zona rural. Se aprovados, contarão com recursos disponibilizados pelo Programa SC Rural, que vê nesse caminho uma forma de incentivo. O desenvolvimento dos trabalhos foi acompanhado no início do mês por consultores dos Comitês do Rio Araranguá, Urussanga e Tubarão, em encontro na PM Ambiental de Maracajá.

De acordo com a Engenheira Ambiental, Michele Pereira da Silva, o Governo vai se responsabilizar por uma parte do recurso solicitado no projeto e as organizações familiares com a contra partida. "Para solicitar esse recurso é necessário ter uma organização institucional formada por, no mínimo, 10 famílias. As executoras do programa SC Rural auxiliam na elaboração do projeto", enfatiza a Consultora do Comitê Araranguá. Abaixo, três ideias prontas para serem aprovadas e contribuir para que famílias tenham na zona rural seu objetivo de presente e futuro.



Agroindústria de Beneficiamento de Pescados - Um dos projetos foi desenvolvido pela Associação de Piscicultores de Braço do Norte e promete elevar a segurança da renda dos agricultores familiares envolvidos, influenciar como regulador do mercado regional de peixes e disponibilizar ao mercado produtos inspecionados com qualidade superior. A execução do projeto será fiscalizada pelos associados e deverá ter o acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Braço do Norte e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.





Melhoria da Produção de Leite nas Propriedades de Jovens do Município de São Martinho: Elaborado pela Associação de Bovinocultores, o projeto deseja aumentar a produção e produtividade das propriedades leiteiras, em sistemas de produção baseados em pastagens com suplementação, visando a geração de renda e permanência dos jovens no meio rural. São Martinho caracteriza-se pela forte identidade com a produção animal, em especial com a atividade de bovinocultura de leite. São aproximadamente 450 famílias que possuem a atividade nas suas propriedades, sendo que como limitação para a geração de renda temos a baixa disponibilidade de pastagem de boa qualidade ao longo do ano, possibilitando assim baixos rendimentos para a propriedade. Na busca da melhoria desta condição de produção e a permanência dos jovens rurais na propriedade foi proposto pela Epagri junto a um grupo de famílias a implantação do Projeto Produção de Leite a Base de Pasto com Sustentabilidade.



Fortalecimento da Cooperativa de Agricultores Familiares de Criciúma "Nosso Fruto" e de suas unidades associadas: As cooperativas familiares têm por objetivo a organização de agricultores, tendo em vista a produção e a comercialização de produtos da agricultura e agroindústria familiar. A Cooperativa “Nosso Fruto” surgiu com o propósito de viabilizar a comercialização legal de produtos quanto aos aspectos tributários e sanitários. Isso decorre em função da legislação catarinense que não permite a venda de produtos da agroindústria familiar com a nota de produtor rural.

Nesse sentido, o objetivo da Cooperativa é o de viabilizar as unidades dos agricultores associados, sendo que as unidades de produção são descentralizadas, ou seja, nas propriedades dos agricultores, cedidas à Cooperativa por meio de contrato de comodato. Dessa forma a produção e comercialização dos produtos continua sob a responsabilidade de cada família, sendo realizado único registro jurídico da Cooperativa. O agricultor consegue assim, ingressar no mercado, sem perder a sua condição de agricultor familiar e a condição de beneficiário especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário