quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Técnicos são capacitados em sistemas de informações e geoprocessamento

Momento de aprendizado aconteceu no fim do último mês, em Itajaí.

Representantes do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba participaram, nos últimos dias 27 e 28 de agosto, de uma capacitação realizada pela Gerência de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em Itajaí.
O encontro, que abordou o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos e o software de geoprocessamento QGIS, era voltado para técnicos de entidades executivas e demais membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina. Pelo Comitê Araranguá, estiveram presentes a assessora técnica e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva; o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Juliano Dal Molin; e a técnica da Casan, Raquel Martins.
Na oportunidade, os ensinamentos foram explanados pelo gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SDE, MSc. geógrafo Vinicius Constante.
“A capacitação aconteceu com intuito de capacitar técnicos e membros dos Comitês do Estado na utilização da ferramenta de geoprocessamento, para instrumentalizar os profissionais com a utilização do levantamento aerofotogramétrico e outros materiais, que tornam possível a elaboração de mapeamentos e a visualização de informações e ações que ocorrem nas bacias”, argumenta a assessora técnica do Comitê Araranguá.

Francine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário