quarta-feira, 8 de julho de 2015

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS MAIS PERTO DE SER ENTREGUE À COMUNIDADE

O estudo que vai orientar e determinar como os mais de 330 mil moradores dos 16 municípios da bacia hidrográfica do rio Araranguá irão conservar, recuperar e utilizar os recursos hídricos, garantindo o futuro das águas e o desenvolvimento sustentável da região está sendo elaborado desde agosto de 2013 e chegou à última fase neste segundo semestre de 2015.

Denominado Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, foi contratado pelo Governo de SC e está sendo realizado pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com recursos garantidos pelo Banco Mundial.

A empresa vencedora da licitação para a elaboração do projeto, a Profill Engenharia Ltda está trabalhando na última fase do Plano. Nesta quinta-feira, dia 9, às 14 horas na sede da Epagri, seus representantes estarão reunidos com os membros do Governo do Estado e com a Comissão Consultiva do Comitê Araranguá para repassar detalhes dos trabalhos de elaboração da etapa C.

A reunião é uma prévia para os encontros regionais que irão ocorrer de 20 a 23 de julho nas cidades de Turvo, Araranguá, Nova Veneza e Içara, apresentando os dados levantados à comunidade. A aprovação parcial está prevista para 10 de setembro durante uma Assembleia Geral.


De acordo com o coordenador da linha de ação de fortalecimento dos Comitês de Bacias em Santa Catarina, César Rodolfo Seibt, chegou o momento de implementar na bacia hidrográfica, através de uma proposta integrada, articulada e participativa, as ações para atingir os objetivos definidos pela comunidade, ou seja, consolidar acordos e compromissos, de modo a haver o comprometimento com as prescrições dispostas e a fiscalização quanto à realização de metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário