quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Entregue Plano de Gerenciamento de Recursos da Bacia do Rio Araranguá

Ocorreu na tarde de terça-feira, 8 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Araranguá, o evento oficial de entrega do Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. A conclusão dos trabalhos iniciados em agosto de 2013 estabelece critérios, seleciona e consolida as ações que devem ser feitas para garantir oferta de água destinada ao abastecimento humano e uso em atividades produtivas em curto, médio e longo prazo. 

O momento histórico para os 16 municípios que integram a bacia, já que esta é a primeira vez que as águas do extremo sul catarinense terão seus usos planejados, foi prestigiado por diversas autoridades do Estado e da região, todas recepcionadas pelo presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz.

O estado esteve representando pelo secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Marco Aurélio Dutra e pelo diretor de Recursos Hídricos de SC, Bruno Henrique Beilfuss. Merece destaque ainda a presença do secretário Regional da SDR de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, o prefeito municipal de Araranguá, Sandro Maciel, o presidente da Câmara de Vereadores, Roni da Silva e o Engenheiro Civil Geotécnico, Carlos Bortoli, sócio fundador e diretor da empresa Profill Engenharia e Ambiente – coordenador do projeto.

Também estiveram presentes o prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin; o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre; o vice-prefeito de Turvo, Thiago Zilli; o vice-prefeito de Jacinto Machado, Adelor Emerich; o vice-prefeito de Meleiro, Everaldo Martins; além de presidentes das Câmaras de Vereadores e vereadores das cidades pertencentes à bacia, como representantes da SDR Araranguá, Epagri, FAMA, Fancri, Fundação de Meio Ambiente de Nova Veneza e assessores de deputados estaduais. O encontro contou com a presença especial dos membros do Grupo de Acompanhamento do Plano, bem como dos técnicos da SDS/DRHI.


Na oportunidade, Carlos Bortoli, responsável pelo processo de execução do Plano apresentou os resultados e logo em seguida o secretário adjunto, Marco Aurélio Dutra fez a entrega do livro síntese para o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz. O Comitê vai atus os níveis, do Poder Público ao cidadão, na gestão dos recursos hídricos.ar como o elo entre a teoria do estudo e a prática das ações chamando a responsabilidade em todo





















Nenhum comentário:

Postar um comentário