quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Comitê Araranguá/Mampituba leva ações de educação ambiental para mais três escolas

Iniciativa, que integra um dos projetos elencados pelo órgão, levou mais conhecimento sobre os recursos hídricos a estudantes de Criciúma, Forquilhinha e Araranguá

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba levou o Projeto de Educação Ambiental para mais três escolas da região da Bacia do rio Araranguá. Dentro da iniciativa, ao longo da última semana, instituições de ensino de Criciúma, Forquilhinha e Araranguá contaram com oficinas realizadas com o objetivo de explicar o ciclo da água e incentivar a reflexão dos estudantes sobre o papel que desempenham para a manutenção deste bem indispensável para a vida na terra.

No primeiro encontro, para contextualizar os estudantes, foram apresentadas as características dos diferentes tipos de corpos d'água na região, como nascentes, rios, riachos, sangas, lagos, lagoas, lagunas, oceanos e lençóis freáticos. Além disso, foram discutidos os conceitos fundamentais das Bacias Hidrográficas e o papel desempenhado pelo Comitê na gestão desses recursos.

Entre as instituições de ensino que receberam a visita do Comitê Araranguá/Mampituba estiveram a Escola Municipal Judite Duarte de Oliveira, de Criciúma; a Escola de Educação Básica Natalio Vassoler, de Forquilhinha; e a Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas, de Araranguá.

“Esse momento foi de grande valia para nossos estudantes, pois é um tema atual e de suma importância para nossa sociedade. Entendemos que toda explanação e recursos utilizados facilitou a compreensão dos alunos e ficamos imensamente gratos em fazer parte”, destaca a integrante da equipe gestora da Escola de Educação Básica Natalio Vassoler, Natália Vassoler.

Com o fim desta primeira etapa, os próximos encontros abordarão outros temas, como: os aspectos socioeconômicos e culturais relacionados aos usos múltiplos e conservação da água, o consumo consciente da água com ênfase na importância de utilizar o recurso de forma responsável no dia a dia e questões voltadas à crise hídrica e às mudanças climáticas.

Sobre o projeto

As aulas, que estão sendo ministradas pela técnica em gestão hídrica Sabrina Baesso Cadorin, integrante da equipe do ProFor Águas Unesc – Entidade Executiva que presta suporte aos três Comitês do Sul catarinense – fazem parte de uma iniciativa do Comitê Araranguá/Mampituba, que tem o intuito de levar mais ensinamentos acerca dos recursos hídricos aos estudantes.

Por meio de as atividades educativas – tanto coletivas quanto individuais –, o foco é que os estudantes compreendam que podem contribuir com o cuidado das águas, bem como no combate ao manejo inadequado e desperdício. Assim sendo, de forma lúdica, o Comitê levanta debates sobre quantidade e qualidade da água.

Para a presidente do Comitê Araranguá/Mampituba, Eliandra Gomes Marques, envolver a população do território do Comitê em ações de cuidado com o meio ambiente, tanto em espaços de educação formal quanto não-formal, resulta na busca por soluções efetivas. “A educação ambiental contribui para a conservação e mitigação de todos os ecossistemas. Essa troca de informações favorece os estudantes e auxilia na formação de pessoas conscientes da importância da conservação da água”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário