segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água

Iniciou nesta segunda-feira, dia 24, em Siderópolis e Treviso os encontros municipais de Divulgação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá e da Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água. Nesta terça-feira, 25, os encontros ocorrem em Araranguá e Maracajá e na quarta-feira, 26, em Criciúma e Içara. Encerrando a semana com reunião em Timbé do Sul, dia 27.
  
Usuários de Água, Poder Público e Sociedade Civil de Siderópolis e Treviso participaram nesta segunda-feira, dia 24, do primeiro encontro municipal para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, atividade que integra o Programa Santa Catarina Rural, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Diretoria de Recursos Hídricos, sendo realizado pela Empresa Profill Ltda., em conjunto com o Comitê Araranguá e setores da bacia diretamente envolvidos. Os encontros contaram com a presença dos prefeitos Hélio Roberto Cesa e João Reus Rossi, de Siderópolis e Treviso respectivamente.

"Este é um momento especial para a gestão das águas nos 16 municípios da bacia. Um marco divisor na gestão deste importante recurso natural, do qual dependem suas populações e a sua economia", lembra o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz. Para o Diretor da Profill, Carlos Bortoli, é de fundamental importância a participação efetiva da sociedade na construção deste documento que apontará as diretrizes para o desenvolvimento local e regional e as metas para se atingir índices progressivos de recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica, com especial ênfase às áreas críticas.

Nos encontros, os participantes estão sendo orientados quando ao cadastro e regularização do uso da água. Quem deve se regularizar são os prestadores de serviços de saneamento, indústrias, mineradoras, agricultores, piscicultores, criadores de animais, parques aquáticos e os demais usuários que captam águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos, seja por captação, extração ou lançamento de afluentes. O cadastro é obrigatório para que se possa renovar a licença ambiental de empreendimentos, liberação de financiamentos rurais e futuramente a solicitação do direito de outorga de uso da água.



"O Plano de Bacia é um instrumento de planejamento dinâmico com projeção de cenários possíveis para curto, médio e longo prazo, permitindo a gestão compartilhada do uso integrado dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos", ressaltou na oportunidade o Secretário de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Vinicius Constante.


Assista a matéria exibida pela RBS TV dia 24/02: CLIQUE AQUI

CALENDÁRIO DE ENCONTROS MUNICIPAIS DO PLANO:
 
Araranguá e Bal. Arroio do Silva - Data:25/02 
Horário: 09 Horas
LOCAL: Auditório Faculdade  Unisul
 
Maracajá – Data: 25/02
Horário: 15hs
LOCAL: Parque Ecológico Maracaja
 
Içara - Balneário Rincão - Data: 26/02
Horário: 09 Horas
LOCAL: Auditório Cooperaliança
Criciúma - Data: 26/02
Horário: 15 hrs
LOCAL: PARQUE NATURAL MUNICIPAL MORRO DO CÉU
 
Timbé do Sul - Data 27/02
Horário: 09 horas
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz

Forquilhinha - Data: 10/03
Horário: 09 Horas
Local: Auditório Coopera
Endereço: Câmara de Vereadores
 
Nova Veneza -  Data: 10/03
Horário: 15 Horas
Local: Teatro Municipal de Nova Veneza

Ermo - Data: 11/03
Horário: 09 Horas
Local: CRAS
 
Jacinto Machado - Data: 11/03 
Horário:15 Horas
Local: Salão da Associação da 3ª Idade
 
Turvo - Data 12/03
Horário: 15 Horas
Local: Câmara de Vereadores Municipal de Turvo

Morro Grande - Data 12/03
Horário: 09 Horas
Local: Câmara  de vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário