quinta-feira, 9 de abril de 2015

PLANO DE BACIA DO RIO ARARANGUÁ CAMINHA PARA A RETA FINAL

A primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá recebeu em abril de 2014 a aprovação do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos e do Comitê Araranguá. Iniciada a Etapa B, o foco esteve no cadastro dos usuários de água. A campanha iniciou em fevereiro e encerrou em outubro do ano passado, com ações fortalecidas pelos encontros regionais de cadastramento, treinamentos setoriais e campanha publicitária que divulgou a necessidade e gratuidade do cadastro.

Um ano depois, nesta quinta-feira, 9 de abril de 2015, o Comitê Araranguá realizou sua primeira Assembleia Geral Extraordinária para aprovação do balanço hídrico. Após a apresentação do diagnóstico e prognóstico feito pela empresa Profill Engenharia e Ambiente, os presentes puderam tirar suas dúvidas e fazer suas contribuições. Todos os conceitos construídos coletivamente serão trabalhados pela contratada e a aprovação final desta etapa está marcada para o dia 23 de abril em nova Assembleia, já convocada pelo Comitê Araranguá.

O presidente do Comitê, Davide Tomazi Tomaz agradeceu a presença dos representantes das 45 entidades membro e dos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado, chamando a atenção para a importância do tema. "Estamos caminhando para a entrega do Plano. Nossa atenção a ele vai garantir que esteja adequado à necessidade da nossa bacia hidrográfica. Cuidar da água é o nosso trabalho. Não temos interesse em dificultar o desenvolvimento na bacia, mas promovê-lo de maneira sustentável", disse.

O gerente regional da Epagri de Araranguá, Marcos Rosso lembrou que o Comitê Araranguá é um dos únicos que está usufruindo dos recursos do SC Rural para traçar o Plano de Bacia, que vai garantir a qualidade e quantidade da água por longos anos. "Esta etapa é essencial para que venhamos ter ciência do que precisamos fazer para administrar e gerenciar essa quantidade limitada de água. Em cima dos levantamentos da Empresa Profill, o Comitê vai delimitar as soluções necessárias para cada usuário de água e a comunidade em geral", reforçou.

"Todo documento que vem da Profill é vistoriado pela SDS e pelo Comitê para que não seja um estudo de gaveta, mas completamente útil para planejar os recursos hídricos na bacia. É bom ver todos envolvidos neste processo, porque vocês serão os maiores beneficiados com este trabalho de prevenção", parabenizou o coordenador dos Planos de Bacia em todo o Estado, o representante da SDS, Daniel Casarin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário