terça-feira, 21 de abril de 2015

PLANO DE BACIA DO RIO ARARANGUÁ NA ETAPA FINAL

Se for aprovada a Etapa B na reunião desta quinta-feira, 23, o plano entra para a última fase dos estudos que prometem oferecer estratégias para garantir a qualidade e quantidade das águas na bacia.


O Comitê Araranguá reúne os representantes das 45 entidades membro nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 14 horas na sede da EPAGRI, para a segunda Assembleia Geral do ano. O motivo é a aprovação da Etapa B do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá.
 
Se aprovado, o único Plano em andamento no Estado, financiado pelo Programa SC Rural, com recurso do BIRD, entra para a Etapa C, última fase dos estudos que prometem oferecer estratégias para garantir a qualidade e quantidade das águas na bacia. As ações de curto, médio e longo prazo serão conduzidas pelo Comitê Araranguá, em um trabalho participativo em conjunto da comunidade.

Na etapa C consta a elaboração do Plano, como o estabelecimento de metas de ações estratégicas e necessárias; elaboração de um programa de investimento de curto prazo; diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos da bacia e monitoramento de implantação do Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

No início do mês, dia 9, ocorreu a apresentação do diagnóstico e prognóstico feito pela empresa Profill Engenharia e Ambiente. Os presentes puderam tirar suas dúvidas e fazer suas contribuições. Todos os conceitos construídos coletivamente foram trabalhados para a aprovação final desta etapa nesta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário