sábado, 19 de março de 2016

Para marcar o dia da água, Comitê da bacia do Rio Araranguá realiza lançamento de concursos

Em alusão ao Dia Mundial da Água (22/03), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá promoverá concursos e mostras com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de preservar e proteger a água.
Para o presidente do comitê, Davide Tomazi Tomaz, "cuidar da água é também cuidar da vida, da economia e do meio ambiente", afirma. Para marcar a Semana da Água, membros do comitê reuniram a imprensa na sexta-feira no maior polo do sul do Estado em recursos hídricos para abastecimento humano: a Barragem do Rio São Bento.
Segundo um dos membros do comitê e presidente da Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem, Sergio Marini, as estatísticas mostram que se não fosse a barragem do Rio São Bento, os produtores de arroz teriam ficado pelo menos quatro vezes sem água. "De 2004 até agora pelo menos em quatro grandes estiagens teria faltado água", afirma.
Para o engenheiro civil da Casan, Jaison Speck, a barragem é uma das principais obras de engenharia do Sul do país, e tem uma importância extrema para o abastecimento da região carbonífera.

Concursos
Dois concursos serão organizados, onde os resultados serão divulgados na semana do meio ambiente. Um seria a 3ª edição do concurso fotográfico, voltado para crianças e adolescentes que estudem nas escolas das redes particulares e públicas nas proximidades de rios da bacia hidrográfica. As fotografias podem ser inscritas a partir de hoje, dia 18, até o dia 16 de maio de 2016. O segundo é o concurso musical que escolherá o jingle do comitê. Mais informações sobre os concursos poderão ser obtidas pelo blog e o e-mail do comitê - comiteararagua@gmail.com e comitebaciaararangua.blogspot.com.br.

Programação
- Mostra Cultural no Shopping Della, de 21 a 26 de março, com abertura às 10h30min, no segundo piso do estabelecimento;
- Mostra Cultural na Unesc no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), no hall do bloco XXI;
- Mostra Cultural na escola João Colodel, de Turvo, no dia 23 de março, no período matutino.

Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá

A bacia possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão.
O rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no Oceano Atlântico, com um comprimento de todos os cursos d'água de 5.916 km, e vazão média na foz de 116 m³/s. Os principais cursos d'água formadores são: Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e dos Porcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário