sexta-feira, 29 de julho de 2016

Reunião oficializa agrupamento dos Comitês Araranguá e Urussanga para gestão administrativa

Encontro aconteceu em Florianópolis, nesta quinta-feira, 28.
Uma reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira, dia 28, em Florianópolis, oficializou o agrupamento dos Comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga para terem a gestão administrativa feita por uma única entidade executiva. O acordo valerá a partir de 2017. 
Participaram do encontro o diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Bruno Henrique Beifuss, o presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini, a consultora e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, e representantes do Comitê Urussanga.
Nas últimas semanas, os dois Comitês discutiram este assunto em assembleias, sendo a decisão de união aprovada pelos representantes de entidades membros. Em 2017, as questões administrativas dos Comitês do extremo sul catarinense serão gerenciadas por uma entidade executiva que passará por um processo de seleção.
A previsão é que o edital seja publicado em setembro, para que empresas ou organizações interessadas se inscrevam para participar do processo licitatório.
Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Sérgio Marini, a iniciativa de unir os comitês é ótima para aumentar a força dos comitês. “No entanto, esses comitês precisarão ter voz na hora de escolher a organização da sociedade civil que será escolhida para a função de Entidade Executiva”, completa.
Assim como o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, que acredita que a iniciativa seja válida, mas que seja preciso atenção para que os comitês não percam autonomia. “Não podemos pensar em gestão dos recursos hídricos sem estar juntos. O agrupamento traz oportunidade de estabelecer relações de mútua colaboração e fortalecimento para resolver problemas em comum”, reforça.
Francine Ferreira e Eliana Maccari


Nenhum comentário:

Postar um comentário