terça-feira, 5 de julho de 2016

Comitê do Rio Araranguá começa mediação de conflito entre rizicultores e mineradora de Morro Grande

Primeira reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, na Epagri de Araranguá.

O Comitê da Bacia do Rio Araranguá reuniu, na manhã desta terça-feira, 5, rizicultores e a mineradora envolvidos em um conflito envolvendo extração de seixo e captação de água no Rio Manoel Alves, em Morro Grande, para dar início ao processo de mediação na busca de um acordo.
Nessa primeira reunião, foi elaborada uma proposta de acordo, que será levada ao Ministério Público Federal para posterior aprovação. “É uma ação concreta. Nosso principal objetivo é mediar conflitos e obter resultados positivos na questão de preservação da água e do meio ambiente”, ressalta o presidente do Comitê, Sérgio Marini.
Para a administradora da empresa de mineração, Josiane Hahn, o encontro foi positivo. “Buscamos ter uma mediação entre a exploração de seixo rolado e o uso da água para a rizicultura, tendo em vista que a empresa busca a preservação ambiental. Hoje foi elaborado um acordo entre as partes, em que ficaram claras as metas entre os dois lados para melhor uso da calha do rio e da captação da água. Ficou compromissado, também, que quaisquer dúvidas durante o processo serão esclarecidas com diálogo”, afirma.
O representante da Associação de Irrigação de Sanga das Pedras, de Morro Grande, Paulino Saccon, também avaliou a reunião positivamente. “Foi um início de conversa bom para ambas as partes. A atuação do Comitê também facilitou a conversa e foi bastante válida”, completa.
Francine Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário