quarta-feira, 29 de junho de 2016

Comitê do Rio Araranguá mediará conflito sobre uso da água do Rio Manoel Alves

Reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira, 27, na Promotoria do Ministério Público, em Criciúma.
Em reunião na tarde desta segunda-feira, 27, a promotora da República, Patrícia Muxfelt, do Ministério Público Federal, definiu que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá vai articular, em primeira instância, o processo de mediação de um conflito pelo uso da água do Rio Manoel Alves, de Morro Grande, entre agricultores e a mineração de seixo rolado.
De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem e do Comitê, Sérgio Marini, o objetivo dessa mediação é resolver a situação, de forma que os produtores teriam que recuar as margens do rio, respeitando as Áreas de Preservação Permanente (APP); e o setor de mineração de seixo rolado, que teria que desenvolver estratégias para não agredir e degradar tanto o meio ambiente, quanto a calha do Rio Manoel Alves.
“É uma ação importante para o Comitê. Essa articulação de conflitos é uma das nossas principais funções, e com o Plano de Bacias instituído, já temos um direcionamento e uma fundamentação teórica mais consistente para seguir. Com essa parceria com a Promotoria, fortalecemos ainda mais a imagem do Comitê como gestor dos recursos hídricos na região”, completa Marini.
Na oportunidade, também foi entregue à promotora, a revista do Plano de Bacias do Rio Araranguá, bem como materiais educativos. Além disso, Patrícia foi convidada a participar da Assembleia Geral Ordinária do Comitê, a ser realizada no dia 14 de julho, quando será discutida a anexação dos afluentes do Rio Mampituba.

Francine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário