quinta-feira, 2 de junho de 2016

Projeto Ingabiroba: Alunos de Nova Veneza visitam mudas plantadas há sete anos pela mesma instituição de ensino

Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 2, inserida na programação da Semana do Meio Ambiente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá.

Em torno de 70 estudantes da Escola Municipal Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, visitaram na manhã desta quinta-feira, 2, três unidades do projeto “Ingabiroba”. Na oportunidade, os jovens presenciaram o crescimento das mudas de árvores plantadas há sete anos por alunos da mesma instituição de ensino, na época em que a ação foi lançada.
Para a diretora adjunta da escola, Carmen Fretta Nuernberg, que ajudou no plantio das mudas anos atrás, a atividade foi muito gratificante. “Plantar as mudas e acompanhar o crescimento delas é muito engrandecedor para a educação dos nossos alunos, que associam o que veem com o que é discutido em sala de aula. Assim, vão crescendo com consciência de que é preciso preservar”, afirma.
O encontro está inserido na programação da Semana do Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. “O mais interessante é que professores que plantaram as mudas em 2009 estavam na ação desta quinta-feira, e conseguiram analisar a evolução do meio ambiente com o passar dos anos. Foi, realmente, algo bastante educativo”, garante o presidente do Comitê, Sérgio Marini.
Durante a ação, o engenheiro agrônomo da Epagri de Nova Veneza, Donato Lucietti, explanou a respeito da importância da mata ciliar na questão dos recursos hídricos. “Mostramos como acontece a recuperação ambiental quando o homem interfere de forma positiva no meio ambiente. Esse ambiente vai se criando, a fauna e flora vão crescendo e se desenvolvendo. São áreas ciliares que estão protegendo os riachos e córregos, o que, consequentemente, mantém a conservação e manutenção da água e do solo”, explica.
O projeto “Ingabiroba” é fruto de uma parceria entre o Comitê, Epagri e Associações de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (ADISI) e de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR). “É uma iniciativa que começou em 2009 em Nova Veneza e Forquilhinha, onde produtores agrícolas recebem incentivos para disponibilizarem áreas para recuperação ambiental, através do plantio de mudas. Atualmente, o projeto já conseguiu recuperar em torno de nove hectares nas duas cidades, plantando em torno de 11 mil mudas”, ressalta Marini.

Francine Ferreira / Fotos: Willians Biehl



Nenhum comentário:

Postar um comentário