quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ações alusivas ao Dia da Árvore já começam a ser realizadas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá

Primeiro evento de educação ambiental aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, em Nova Veneza.
O Dia da Árvore no Brasil é celebrado em 21 de setembro, mas os alunos do 7º ano da Escola Municipal Caravaggio, em Nova Veneza, já começaram a refletir mais nesta quarta-feira, 14. Isso porque, nesta tarde, aconteceu a primeira ação do Comitê da Bacia do Rio Araranguá alusiva à data, com foco na distribuição de mudas e educação ambiental.
Em torno de 40 mudas de árvores foram entregues no encontro. “É um debate muito interessante, porque traz a mensagem de que as pessoas precisam pensar antes de fazer algo que destrua a natureza”, opina a estudante de 12 anos, Isadora Zanardo Marciano.
Assim como a professora de Ciências da Escola Municipal Caravaggio, Ana Débora Olivo, que afirma que as crianças precisam saber do impacto negativo causado no meio ambiente, para criar consciência. “Elas são a base de tudo se quisermos mudar os conceitos de degradação, porque seus pedidos para preservar são verdadeiros e tem muito mais peso”, completa o engenheiro agrônomo da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, Célio Boaroli.
A consultora do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva, concorda que a educação ambiental é um dos principais pontos na batalha pela preservação da natureza como um todo. “Por isso é que nós buscamos realizar ações como esta, para que a mudança no pensamento das pessoas comece desde cedo, e para que assim, consigamos um resultado concreto no futuro”, finaliza.
A iniciativa foi, também, da Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem (ACID) e Associação de Drenagem e Irrigação Santo Isidoro (ADISI), em parceria com a Epagri e Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza.
Programação
Além do evento desta quarta, serão realizadas pelo Comitê, juntamente com a ACID, ADISI e Epagri, outras ações alusivas ao Dia da Árvore na próxima semana.
  • 20 de setembro (terça-feira): distribuição de mudas e material educativo do Comitê a partir das 8h30min, na Escola de Educação Básica Abílio Cesar Borges, em Nova Veneza;
  • 21 de setembro (quarta-feira): plantio de mudas a partir das 9h, às margens da Barragem do Tenente, em Jacinto Machado.

Francine Ferreira





Nenhum comentário:

Postar um comentário