quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Projeto Ingabiroba distribui 2 mil mudas pelo Dia da Árvore

Ações de conscientização foram realizadas desde a última semana, com apoio do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e em parceria com entidades da região.
Durante todas as ações alusivas ao Dia da Árvore, que contaram com a participação e apoio do Comitê da Bacia do Rio Araranguá desde a última semana, foram distribuídas no sul catarinense em torno de 2 mil mudas para serem plantadas. O objetivo das atividades foi promover a conscientização e a recuperação das matas da região.
Somente nesta quarta-feira, 21, por exemplo, em uma ação do projeto “Ingabiroba”, foram distribuídas e plantadas por estudantes e agricultores, 300 mudas de árvore às margens da Barragem do Rio Bonito, em Jacinto Machado. “O local onde aconteceu o plantio pertence aos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina, que agora estão sendo integrados à Bacia do Rio Araranguá, ampliando nossa atuação como preservadores da água”, ressalta o presidente do Comitê, Sério Marini.
Participaram alunos das Escolas Municipal Albino Zanatta, de Jacinto Machado, e de Educação Básica Abel Esteves de Aguiar, de Praia Grande. “Todos ainda receberam kits educativos do Comitê. Assim, aos poucos, vamos modificando as mentalidades e preservando, cada vez mais, nosso meio ambiente”, completa Marini.
A iniciativa desta quarta foi da Cooperativa de Irrigação de Jacinto Machado (Cooijam), com participação das Associações Catarinense de Irrigação e Drenagem (Acid) e de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (Adisi), e parceria da Epagri e Secretarias de Educação e Agricultura de Praia Grande e Jacinto Machado.
Ingabiroba
O projeto “Ingabiroba” começou em 2009 em Nova Veneza e Forquilhinha, e neste ano tem ampliado a atuação para outras cidades do sul catarinense. Na ação, produtores agrícolas recebem incentivos para disponibilizarem áreas para recuperação ambiental, através do plantio de mudas.
Por tratar de recomposição de matas ciliares, que é uma ação do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, atua em parceria com o Comitê.

Francine Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário