terça-feira, 15 de novembro de 2016

Conflito entre rizicultores de Maracajá e Forquilhinha é solucionado por meio do Comitê da Bacia do Rio Araranguá

Produtores do lado forquilhinhense se dispuseram a desmanchar barramento feito sem licença ambiental
Por meio da mediação do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, um conflito envolvendo rizicultores de Maracajá e Forquilhinha foi solucionado neste início de semana. Um termo de acordo foi elaborado por integrantes do Comitê e assinado pelos produtores do lado forquilhinhense, que aceitaram desmanchar um barramento feito sem licença ambiental no Rio Mãe Luzia, próximo à comunidade de São Jorge. 
Tal barramento gerou uma denúncia à Polícia Ambiental, por parte de rizicultores do lado de Maracajá, que se sentiram prejudicados por conta da diminuição da vazão da água do rio. “Por meio de solicitação dos produtores, entramos na situação com objetivo de realizar a mediação para chegar a um acordo. Isso porque o Comitê é, em primeira instância, o órgão responsável para solução de conflitos relacionados ao uso da água”, explica o presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini.

Depois de uma reunião no início desta semana, os rizicultores do lado forquilhinhense concordaram em desmanchar o barramento e recuperar alguma área de preservação permanente que possa ter sido afetada pela ação. 
“Para o conflito do uso da água nós encontramos uma saída rápida e eficiente. Com isso, nesta quarta-feira, dia 16, levaremos esse acordo, em uma reunião com a Polícia Ambiental, como uma forma de fortalecer a tomada de decisão em relação ao outro ponto, que são os danos ambientais que possam ter sido ocasionados”, completa Marini.
Francine Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário