terça-feira, 1 de novembro de 2016

Plano de Recursos Hídricos de Santa Catarina terá apresentação de resultados em Criciúma

Os resultados da primeira fase do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC) serão apresentados na terça-feira da próxima semana, dia 08 de novembro, a partir das 9h no Auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). 
O PERH/SC, que deve ser concluído em meados de 2017, é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos com o objetivo de orientar a gestão da água superficial e subterrânea das bacias hidrográficas. 
Chapecó, Lages, Joinville, Blumenau, Criciúma e Florianópolis foram as cidades escolhidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina (SDS) para sediar a apresentação dos resultados desta fase, que posteriormente irão subsidiar o documento final.
A primeira fase do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina contempla uma etapa de “Caracterização das Regiões Hidrográficas” e outra de “Diagnóstico da Situação Atual dos Recursos Hídricos”. A primeira realiza um levantamento de informações sobre os aspectos físicos, bióticos e antrópicos das Regiões Hidrográficas (RH) de Santa Catarina. A segunda, compila e estima as demandas e disponibilidades hídricas, para fazer um balanço da qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos de todo o estado.
O objetivo final do PERH/SC é propor maneiras de prevenir e apontar alternativas e soluções para potenciais problemas com a gestão de água, gerando segurança hídrica para o desenvolvimento econômico e social de todo o estado, com o foco em melhorias da qualidade de vida em equilíbrio com o meio ambiente. 
Essa é uma ação do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, que contratou a Fundação CERTI para seu desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário