sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Capacitar as comunidades para fortalecer o uso sustentável da água

Formação humana, capacitação de gestão local de comunidades em bacias hidrográficas de Santa Catarina e em mídias de comunicação e disseminação a fim de fortalecer o uso sustentável da água. 



Esse é o foco do Projeto TSGA que encontra-se em sua segunda fase de execução. O assunto foi pauta da XIª Assembleia Extraordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá que ocorreu no auditório do Cetrar/Epagri, na quinta-feira à tarde, dia 03. Com as atividades retomadas em 2013, o Projeto TSGA - Tecnologias Sociais para a Gestão da Água busca por em prática, num período de dois anos, fundamentos para a gestão da água apoiada na participação social e no desenvolvimento de tecnologias sociais. 


De 2007 a 2010 foram desenvolvidos os programas do TSGA I em Santa Catarina, projeto apoiado pela Petrobrás e executado pela UFSC, EPAGRI e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - CNPSA/EMBRAPA. 

A responsabilidade nesta fase está apoiada em quatro programas: fortalecer as tecnologias implantadas no TSGA I; formação e capacitação de técnicos, gestores de recursos de água e atores sociais municipais; inserção comunitária e estratégias de educação ambiental para a gestão da água e, por fim, comunicação, disseminação de informações e acompanhamento do projeto. 

Ainda em pauta, apresentação e aprovação do Projeto de Fortalecimento para 2014, financiado pelo FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos, criado para dar suporte financeiro à Política Estadual de Recursos Hídricos e às ações correspondentes, para realização de programas de proteção, recuperação, controle e conservação de recursos hídricos. - 04/10/2013

Fonte: Assessoria de Imprensa Comitê Araranguá_Jornalista Michele Fernandes Bonilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário