segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COMITÊ ARARANGUÁ PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL EM MACEIÓ

"O Comitê de Bacia Hidrográfica como Articulador Político das Águas". Esse é o tema do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB de 2014, que iniciou no domingo, 23, e encerra na sexta-feira, 28, em Maceió/Alagoas, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. O Comitê Araranguá mais uma vez se faz presente, representado pelo secretário executivo, Rosinei da Silveira e pela assessora administrativa, Eduarda Taise Spolti.

O diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, participou do início do ENCOB representando a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, ressaltou que independência e empoderamento dos Comitês é essencial para que possam ter autonomia e consigam gerenciar de forma competente os recursos hídricos do Brasil.

Já o presidente da REBOB - Rede Brasil e da Rede Internacional de Organismos de Bacia ressalta que os Comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil têm provocado a implementação de importantes programas e obras de recuperação e preservação dos rios e aquíferos. "Os Planos de Bacia, discutidos e aprovados dentro de suas reuniões, além de ampliar o debate sobre como cuidar de nossas águas, têm envolvido o poder público a assumir as necessárias políticas para o setor", enfatiza.

O Comitê Araranguá terá destaque especial nesta edição do ENCOB, já que é o único Comitê de Santa Catarina passando pela execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá. "A missão do ENCOB é articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, de forma descentralizada, integrada e participativa. A participação neste evento nacional fortalece nossas políticas regionais", garante Rosinei da Silveira.






ACESSE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário