quinta-feira, 6 de novembro de 2014

COMITÊ ARARANGUÁ PRESTIGIA ABERTURA DO III EFAMUC

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá esteve presente na abertura do III Encontro sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas na Região Sul, sendo representado pelo seu presidente, Davide Tomazi Tomaz e por sua consultora, a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva. O evento desde ano é memorativo aos 10 anos da passagem do Furacão Catarina e reúne nesta quinta e sexta-feira, diversos estudiosos, representantes de entidades, autoridades, ONGs, professores, alunos e a comunidade em geral. Um stand do Comitê no evento oferece ao público os materiais de divulgação do parlamento das águas. 

 
III EFAMUC - 

O EFAMUC transpassou a esfera do sul de Santa Catarina e ganhou reconhecimento internacional desde a sua primeira edição, fruto da metodologia adotada e da maneira como a região trata as questões ambientais. A terceira edição do evento teve início na manhã desta quinta-feira, 6, no Grêmio Fronteira em Araranguá, reunindo diversas autoridades e um público expressivo para criar uma dimensão de futuro quanto às mudanças climáticas.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel; o presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha); o prefeito de Balneário Arroio do Silva e presidente da Amesc, Evandro Scaini; o coordenador do TSGA II (Tecnologias Sociais para a Gestão da Água), Paulo Belli Filho; o diretor do IF-SC Araranguá, Allain Olivier; diretor geral do IF-SC Santa Rosa do Sul, Carlos Antônio Krause; o diretor da UFSC - campus Araranguá, Paulo Esteves e o representante da ONG Sócios da Natureza, Tadêu Santos, precursor do EFAMUC.

O prefeito, Sandro Maciel lembrou que estamos propensos a atividades desta natureza. "É extremamente importante continuarmos debatendo para deixar a população informada, prevenida e preparada para eventos futuros", disse. O presidente Ozair da Silva ressaltou que ações de prevenção, como o EFAMUC, fazem com que os eventos climáticos não sejam ainda mais trágicos.

Pesquisas, investimentos e prevenções foram debatidos no primeiro dia da programação por um time de profissionais formado por: Daniel José da Silva (Engenharia Sanitária e Ambiental/UFSC); Mariana Thiériot-Loisel (Canadá); Márcia Vendramini Fuentes (Meteorologia/IFSC); Kátia Mara Batista(PPGCA/UNESC); João de Deus Medeiros (Biologia, Dp. Áreas Protegidas/UFSC); Luís Henrique Fragoas Pimenta (Doutorando da Geografia/UFSC); Frederico Fonseca da Silva - participação via vídeo (Agroecologia/IFPR); Carlyle Torres Bezerra de Menezes (Engenharia Ambiental/UNESC); Márcio Sonego (Chefe da Estação Experimental de Urusssanga); Eduardo Siaim Böhme(Médico Psiquiatra/Araranguá) e Djalma Santos Niles(Subtenente do Corpo de Bombeiro/CTISP)

A organização está à cargo do Governo do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil de SC, Sócios da Natureza, IF-SC Araranguá, IF-SC Santa Rosa do Sul, UFSC e TSGA. A execução técnica é de responsabilidade da Epagri, Embrapa e UFSC. A realização é da Prefeitura Municipal de Araranguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário