quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CONHECER PARA PRESERVAR

Com duração de três dias, curso trata da gestão dos recursos hídricos na bacia, com objetivo de que os participantes tornem-se multiplicadores das informações em seus locais de trabalho.

Engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores públicos, membros dos Comitês, professores, estudantes e a comunidade em geral formam o público-alvo do curso oferecido gratuitamente pelo Comitê Araranguá com o tema: Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Araranguá, com início nesta quinta-feira e encerramento marcado para sábado, de 6 a 8, nas de dependências do Cetrar/Epagri.

O primeiro dia da capacitação, que tem carga certificada de 20 horas, abordou educação ambiental como forma de reintegração da sociedade – natureza e o papel do educador ambiental. A programação segue nesta sexta-feira, 7, explanando a gestão e o sistema nacional de gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil e em Santa Catarina, incentivando a participação do cidadão na educação ambiental e nas políticas públicas na bacia do rio Araranguá.

A paisagem da bacia do rio Araranguá e seus problemas ambientais serão apresentados durante o curso, que se encerra no sábado pela manhã com elaboração de projetos de pesquisa referentes aos recursos hídricos para implementação na bacia do rio Araranguá. Entre as expectativas do público, o anseio de conhecer mais sobre educação ambiental voltada aos recursos hídricos, para repassar aos alunos e à comunidade onde estão inseridos, criando em cada indivíduo a capacidade de pensar sustentavelmente 365 dias por ano.

O curso é uma parceria entre o Comitê Araranguá, o projeto de extensão da UNAHCE/UNESC, ”A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais” e o projeto de pesquisa da UNIBAVI, “Conscientização e fortalecimento de atores sociais nas bacias hidrográficas”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário