quinta-feira, 4 de julho de 2019

Extremo Sul em pauta durante reunião na Diretoria de Recursos Hídricos de SC

Entre os temas abordados, estiveram a outorga da água e a gestão dos Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba.

Em reunião realizada nesta terça-feira, 2, na sede da Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, em Florianópolis, diversos assuntos que estão em andamento no Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba foram abordados pelo presidente, Luiz Leme, e vice, Sérgio Marini, que também preside a Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem (ACID).
O encontro contou com a presença da diretora de Recursos Hídricos do Estado, Jaqueline Isabel de Souza; da engenheira ambiental Marcieli Visentin; e do membro da ACID, Jonas Ortolan.


“O primeiro assunto tratado foi a questão da outorga da água, uma vez que, para todo o Sul catarinense, o prazo para protocolá-la junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável é 16 de janeiro de 2020 e todos os produtores precisam se organizar até esta data”, afirma Marini.
Já outro assunto debatido, conforme o vice-presidente do Comitê Araranguá, foi a reservação de água nas propriedades. “O Estado vai desenvolver políticas para apoiar o setor, buscando parcerias com cooperativas, associações de irrigação e produtores, para que possamos usar a água de uma forma mais racional. No próximo ano deveremos fazer medição de vazão, principalmente nos maiores consumidores, visando garantir a sustentabilidade para as próximas gerações”, completa.
De forma geral, segundo Marini, foi possível perceber que a nova Diretoria de Recursos Hídricos possui um interesse em buscar, de forma constante, por meio de pesquisa e investimentos, formas para que a região avance na gestão da água. “A diretora nos comentou que, como há muitos conflitos, com medidas de uso racional vamos conseguir diminuir essas situações, sempre buscando parcerias com as entidades dos setores envolvidos”, acrescenta.

Afluentes Catarinenses
do Rio Mampituba
Um assunto que também foi abordado com a nova diretora de Recursos Hídricos foi a integração existente atualmente com o Comitê Gaúcho do Rio Mampituba, por conta da gestão compartilhada da Bacia, uma vez que diversos afluentes do manancial estão do lado catarinense, no Extremo Sul do Estado.
“As diretorias anteriores conversaram para a elaboração do Plano da Bacia do Rio Mampituba e, na próxima semana, nossa diretora ficou de ir até o Rio Grande do Sul para se encontrar com o diretor de Recursos Hídricos do estado vizinho, Paulo Paim. Na reunião do início desta semana falamos sobre o fortalecimento da gestão compartilhada da Bacia do Rio Mampituba, bem como a gestão de conflitos no local”, finaliza o presidente do Comitê Araranguá.

Francine Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário