quinta-feira, 20 de março de 2014

Campanha aposta nas crianças para preservação das águas

Lançamento oficial de materiais educativos chama a atenção das autoridades, que se comprometem em colaborar com a divulgação junto às escolas estaduais e municipais dos 16 municípios pertencentes à bacia do Rio Araranguá.


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá reuniu na manhã de quarta-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores, autoridades locais e regionais para o lançamento oficial da Campanha de Sensibilização Infantil pela preservação das águas com o tema: "Preservar é possível e é legal". As crianças, Kauã Fernandes e Maria Laura fizeram a entrega de kits educativos às autoridades. Com o apoio do poder público, a intenção é levar o material para as salas de aula dos 16 municípios da bacia.

As autoridades presentes manifestaram-se congratuladas pelo fato do Comitê incluir nas suas atividades um trabalho voltado a sensibilização da camada juvenil sobretudo as crianças de modo a levá-las a tomar consciência desde cedo sobre a importância da conservação das águas e dissipar essa necessidade junto às suas famílias.

Neste primeiro momento, a campanha consiste em um desenho animado, um livro de história e uma cartilha com atividades lúdicas. O material apresenta os amiguinhos Ito e Malu, uma dupla que conhece Aqua, o defensor das águas, em uma das suas aventuras pela bacia do Rio Araranguá. Juntos, passam uma mensagem de preservação das águas para as crianças, tema que também educa muito adulto.

O presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz, recebeu na oportunidade o prefeito municipal de Araranguá, Sandro Maciel; o presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha); prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, presidente da Amesc; Everson Casagrande, diretor do Samae; Celina Hbold da Rosa, gerente de Educação da 22a GERED e o Gerente Regional da Epagri, Marcos Rosso.
Também merece destaque a presença dos vereadores da casa, bem como a presença por intermédio dos seus respectivos representantes da Amrec, 22a SDR, Aciva, Casan, Fundação Ambiental de Forquilhinha, Secretaria de Educação de Forquilhinha e do deputado Estadual, José Milton Scheffer.

"Essa abordagem infantil é uma atividade que tem início em 2014 com projeto de se fortalecer e intensificar a cada ano, com mais ações, mais materiais educativos, mais peças publicitárias e ações responsável por sensibilizar a futura geração para a conservação das nossas águas. Cada criança sensibilizada torna-se propagadora da ideia em sua casa, cobrando ações de preservação dos pais, além de crescer com uma responsabilidade de conservação e sustentabilidade", enfatiza Davide.


Manhã infantil no Calçadão de Araranguá em homenagem ao Dia da Água - O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá realiza neste sábado, 22, das 9 às 12 horas, uma manhã de recreação no Calçadão de Araranguá com disposição de brinquedos com entrada gratuita, distribuição de água, algodão doce e kits educativos que visam sensibilizar as crianças para a necessidade de preservação das águas. O evento encerra a mobilização programada para comemorar o Dia Mundial da Água em 2014.



Serviço: Manhã Infantil no Calçadão de Araranguá
Data: 22/03 (sábado)
Local: Calçadão de Araranguá

Horário: das 9 às 12 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário