segunda-feira, 17 de março de 2014

Plano de Recursos Hídricos apresentado aos 16 municípios da bacia

Quanto mais intenso o uso da água, maiores os conflitos envolvendo seu uso. Pensando no gerenciamento das águas para o benefício de todos, criou-se em 1997 no Brasil a Lei das águas, implantando a política de recursos hídricos, promovendo o controle de maneira descentralizado e participativo.

Em Santa Catarina, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos, investe na elaboração dos Planos de Bacias, responsáveis por identificar a qualidade e a quantidade das águas no Estado e prever sua utilização de maneira sustentável.

Na bacia hidrográfica do Rio Araranguá os trabalhos de elaboração do Plano já iniciaram. De 24 de fevereiro a 13 de março, os 16 municípios da bacia foram contemplados nas 14 reuniões realizadas para apresentar e divulgar os trabalhos programados para cada fase.

 

Neste primeiro momento o objetivo era identificar os atores sociais, participantes que se tornam multiplicadores, com a responsabilidade de convidar a comunidade para as próximas etapas que irão focar no cadastramento dos usuários, além de propagar a necessidade de outorga, que é a garantia de utilização da água que se precisa.

 

As mobilizações encerraram em Meleiro, na manhã de quinta-feira, 13, com a presença do vice-prefeito, Everaldo Martins que participou junto dos secretários municipais de Administração, Jairo Luiz Canela; de Obras, José Arilton Demétrio e de Agricultura, Miguel Izé Rosa. A responsável pelos estudos é a empresa Profil Engenharia Ltda, vencedora da licitação. O Comitê Araranguá é o protagonista do Plano, acompanhando de perto passo a passo do trabalho, que se encontra na etapa A.





Nenhum comentário:

Postar um comentário