quinta-feira, 28 de maio de 2015

COMITÊ ARARANGUÁ DISCUTE ATIVIDADES DE MINERAÇÃO NO MORRO DE MARACAJÁ

FOTO: Allana Toledo
Um dos assuntos mais debatidos no encontro dos membros da Comissão Consultiva do Comitê Araranguá na tarde desta quinta-feira, dia 28, na sede da Epagri, foi sobre as atividades de mineração no Morro de Maracajá.

A presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Socioambiental de Maracajá (ISAM), Selma Fernandes Silveira Aguiar participou e falou das provas recolhidas e denúncias oficializadas sobre o possível crime ambiental que, segundo ela, está sendo manipulado para a extração mineral do único morro no município.

FOTO: Allana Toledo
"A ISAM já repassou ao Ministério Público Federal informações que fortalecem a alegação de que a mineração está causando danos sociais e ambientais no município. O Comitê acolheu a aflição de toda uma comunidade e será parceiro na busca pela defesa dos recursos naturais de Maracajá, um dos 16 municípios da nossa bacia", disse Davide, enfatizando que o Comitê apóia o desenvolvimento regional, desde que feito de maneira sustentável.


Outro assunto que foi abordado refere-se a solicitação de baterias para as Estações Hidrometeorológicas, instalações responsáveis por verificar a precipitação de chuva, temperatura e nível do rio, entre outros, permitindo a tomada de decisões pela defesa civil e administrações municipais. "É triste ter que estar pedindo esmola junto às Prefeituras para manter essas estações. A EPAGRI, pela Estação Experimental de Urussanga, comprometeu-se em fazer esses reparos, mas até o momento não recebemos nenhuma verba", desabafou o presidente da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário