segunda-feira, 11 de maio de 2015

CRIANÇAS APRENDEM SOBRE PRESERVAÇÃO DAS NOSSAS ÁGUAS

O Comitê Araranguá está investindo na sensibilização das crianças para a preservação das nossas águas. Um projeto lançado ano passado e que ganha atenção em 2015 é o Curso Infantil "Brincando de Preservar". A capacitação reiniciou na última semana, dia 8, na Escola Otília da Silva Berti (no bairro Barranca em Araranguá).

"Nesta Escola em particular temos a vantagem da localização. Está em frente ao rio Araranguá, ou seja, os alunos podem ver o rio diariamente o que facilita a sensibilização quanto a importância da água, preservação e também sobre  os problemas que existem nele", enfatiza a consultora do Comitê e uma das instrutoras da capacitação, a Engenheira Ambiental Michele Pereira da Silva.

O curso é uma parceria do Comitê Araranguá e do projeto de extensão da UNAHCE/UNESC - "A gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga: conscientização e capacitação de seus atores sociais". A vice-presidente do Comitê, Yasmine de Moura da Cunha conta que a princípio são oficinas destinadas para o quarto ano do ensino fundamental.

A teoria é somada às atividades práticas, como saída de campo, totalizando quatro encontros, onde as crianças aprendem o que é, como funciona e como cuidar de nossa bacia. A aluna Vitória Amabili, da Escola Otília da Silva Berti, diz que aprendeu já neste primeiro encontro que apesar de ter muita água no planeta, disponível para beber é pouca, precisando de atenção total de cada ser humano.

"Eu gostei da iniciativa do Comitê de se aproximar das crianças e investir para que tenham uma percepção maior da importância que devemos dar para a água do nosso planeta e que depende de nós preservar as águas da nossa cidade e região, onde cada um pode contribuir para a sua quantidade e qualidade", parabeniza Ana Karina, professora das séries iniciais.

No primeiro semestre o comitê vai trabalhar com mais duas escolas, sendo uma em içara e outra em jacinto machado. Já no segundo semestre irá levar a capacitação infantil para três escola de Nova Veneza e duas em Criciúma. As escolas interessadas em serem parceiras do projeto devem entrar em contato com o Comitê Araranguá pelo e-mail comiteararangua@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário