sábado, 7 de novembro de 2015

Curso Brincando de Preservar certifica quase 50 alunos

Antes eu achava que jogar lixo no chão não era tão ruim assim... Agora sei do impacto que isso pode causar na natureza, especialmente nos rios”. A frase é do aluno Lucas Gomes, de apenas 10 anos, quando questionado sobre o aprendizado do curso Brincando de Preservar. Ele é um dos 46 estudantes do quarto ano de duas escolas de Criciúma, que receberam o certificado nesta sexta-feira. A capacitação foi realizada durante três dias pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, com aulas teóricas e práticas que incluíram visita ao Rio da comunidade Rio Maina.

“Queremos que as crianças compreendam a importância de cuidar da água e do meio ambiente. Nossa intenção é ampliar o alcance deste curso, estendendo também para crianças do sexto ano”, adianta o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá Davide Tomazi Tomaz

Conforme a engenheira ambiental do Comitê, Michele Pereira da Silva, o objetivo do curso é ampliar as discussões relacionadas aos recursos hídricos, levando o debate à sociedade. “Com materiais educativos, nossa intenção foi despertar nas crianças o interesse cuidar dos nossos rios. Além disso, queremos que eles levam essa preocupação para os pais deles, para que possamos ampliar essas discussões”, disse ela.

O objetivo foi alcançado com sucesso, conforme relato dos professores e alunos. “As atitudes das crianças aqui na escola mudaram muito. Agora, quando lavam as mãos, eles se preocupam em observar se a torneira está bem fechada. Na sala de aula, sempre haviam comentários depois do curso”, contou a professora Fernanda Zajaczkowski, do quarto ano da escola EEF Silva Alvarenga, localizada no bairro Metropol.

O curso é realizado pelo Comitê Araranguá em parceria com o projeto de Extensão: Gestão de Recursos Hídricos nas Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga - UNAHCE/Unesc. Uma das professoras foi a professora Yasmine de Moura da Cunha, vice-presidente do Comitê representante da UNESC. Na escola EEB Irmã Edviges, no bairro União, os alunos desenvolveram desenhos, ilustrando o que aprenderam nas aulas práticas. “Eles tiveram a oportunidade de presenciar a realidade do nosso meio ambiente e conseguiram traduzir isso muito bem no papel”, disse, orgulhosa, a professora Elaine Fenner da Silva.


O curso é oferecido a todos os municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, através de edital que é aberto na semana do Dia da Água. Até agora, 120 alunos da região já receberam certificado. As próximas entregas serão realizadas no município de Nova Veneza.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário