sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Plano de gestão da água será formatado em revista


Os 16 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Araranguá contam, a partir de hoje, com importante instrumento de gestão dos recursos hídricos. Na tarde desta quinta-feira, entidades e sociedade civil aprovaram o relatório síntese do Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, que contemplará mais de 300 mil moradores da região. O evento ocorreu na sede da Cetrar/Epagri durante a tarde. O resumo do plano foi transformado em revista e será entregue à população nos próximos dias.

O documento original, com quase duas mil páginas, foi construído durante os últimos dois anos e recebeu investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos. A partir de agora, a execução será trabalhada pelo comitê, junto aos municípios e grupos envolvidos. “Temos muita tarefa pela frente e um plano inteiro para executar. Agora vamos juntar forças com as entidades envolvidas para realizar aquilo que já está encaminhado e agilizar as questões preocupantes que apareceram nos estudos”, explicou o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz.
O plano foi dividido em três etapas e concluído com seis metas e 33 ações estratégicas, sendo 12 prioritárias. A expectativa é que as principais sejam executadas em até cinco anos. As situações mais preocupantes abordados no documento, conforme a consultora da bacia de Araranguá Michele Pereira, foi o agrotóxico usado em agricultura, a mineração, principalmente de carvão, os efluentes industriais e a ausência de esgotamento sanitário. A expectativa é que esses problemas recebam solução em até 15 anos.
De acordo com o gerente de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos do Governo do Estado, Renato Bez  Fontana, o plano aponta as diretrizes para a emissão das outorgas. “Agora o desafio maior é outorgar a água para todos os lares. Continuaremos sendo parceiros e, aqui na região, o comitê será o nosso braço forte”, disse Renato, lembrando que as tarefas do plano não acabam por aqui. “A questão hídrica é cada vez mais preocupante no Estado. O plano vem de encontro com isso e os grupos envolvidos têm muito a fazer”, completou.

A revista será lançada no início de dezembro e entregue a todos os representantes dos municípios que compõem a bacia. Elas serão distribuídas em repartições públicas, escolas e à autoridades locais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário