terça-feira, 10 de novembro de 2015

GOVERNO DE SC ENTREGA PLANEJAMENTO HÍDRICO PARA REGIÃO

Essa semana é histórica para os 16 municípios que integram a bacia hidrográfica do rio Araranguá. Na quinta-feira, dia 12 de novembro, às 14 horas, na sede do Cetrar/Epagri será entregue o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá aos mais de 330 mil moradores, representados na oportunidade pelas 45 entidades membro do Comitê Araranguá, além da presença de autoridades e da imprensa regional.

Esta é a primeira vez que as águas do extremo sul catarinense terão seus usos planejados, buscando atender a todos os cidadãos que hoje já dependem dos recursos hídricos para suas atividades e garantir que as próximas gerações tenham água em quantidade e qualidade necessárias. O Plano Estratégico de Recursos Hídricos foi contratado pelo Governo de Santa Catarina, com o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por intermédio da sua Diretoria de Recursos Hídricos, com recursos garantidos pelo Banco Mundial e Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá é um dos pontos considerados críticos em Santa Catarina em relação à disponibilidade hídrica e à qualidade das águas, devido ao acelerado crescimento econômico que não anda paralelo a um planejamento adequado, o que tem resultado em um grande comprometimento de seus recursos naturais, especialmente os recursos hídricos. O estudo, que levou dois anos para ser concluído - agosto de 2013 a novembro de 2015 - determina as condicionantes essenciais para o uso racional, ecológico e econômico das águas nos diferentes horizontes de planejamento (indústria, agropecuária, geração de energia, lazer, mineração, entre outros).

Dividido nas Etapas A, B e C foi realizado pela empresa referência na área, a Profill Engenharia Ltda de Porto Alegre, com inteira participação da sociedade e reflete a real situação das águas da bacia, identificando os problemas e potenciais relacionados a esse recurso e, principalmente, traduz em um conjunto de propostas concretas para um movimento de transformação positiva e de reafirmação das responsabilidades em todos os níveis, do Poder Público ao cidadão, na gestão dos recursos hídricos.

O estudo foi concluído com seis metas e 33 ações estratégicas, sendo 12 delas prioritárias, que precisam ser implantadas em curto prazo, ou seja, dentro de 5 anos. "Precisamos trabalhar pela segurança hídrica, pois a natureza não perdoa. Não podemos ser acusados pelas futuras gerações de ter tido a oportunidade e nada ter feito pelo bem das nossas águas", enfatiza o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz.



CARACTERÍSTICAS DA BACIA

Possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território:

AMESC: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul e Turvo.

AMREC:  Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão.


O Rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no oceano atlântico, com um comprimento de todos os cursos d`água de 5.916 Km e vazão média de 40 m³/s formado pelos seguintes cursos d`água: Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e dos Porcos, próximo a foz, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário