domingo, 23 de outubro de 2016

Comitê do Rio Araranguá sediará projeto piloto para outorga de água para irrigação na rizicultura

Iniciativa deve ser colocada em prática em 2017 no sul catarinense para, posteriormente, ser levada a todo o Estado.
Para garantir a qualidade e quantidade da água em Santa Catarina para os próximos anos, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá sediará, a partir de 2017, um projeto piloto para outorga de água para irrigação na rizicultura.
A ideia foi apresentada durante o Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Lages na última semana. “Isso porque a irrigação na rizicultura utiliza uma grande quantidade de água, que ainda não está inserida em um procedimento que aponta como vai acontecer, quem vai pagar e como vai funcionar o processo”, afirma o presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini.
A intenção é que o projeto piloto que será realizado em 2017 passe para toda Santa Catarina a partir de 2018. “Juntos podemos construir a outorga em Santa Catarina, que é basicamente uma concessão de direitos do uso da água, porque este é um bem de domínio público”, argumenta o presidente.
A consultora do Comitê e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, ressalta que o produtor que for outorgado terá menor risco de ficar sem água. “Queremos ajudar para que a outorga seja bem sucedida e faça justiça a todos os usuários, incluindo os da irrigação”, finaliza.
Francine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário