quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mobilização pelos afluentes do Rio Mampituba em SC acontecerá em Sombrio

Reunião foi agendada para o dia 27 de outubro, no Instituto Federal Catarinense.
Com objetivo de chamar atenção para a importância da integração dos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina ao Comitê do Rio Araranguá, uma reunião será realizada no próximo dia 27 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Instituto Federal Catarinense, em Sombrio. Estão convidados representantes de entidades e associações que queiram participar do processo, bem como a sociedade organizada.
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Sérgio Marini, a ideia é mobilizar e montar estratégias para a integração. “São seis municípios integralmente e três parcialmente que serão beneficiados com essa mudança. Isso porque esses afluentes, ao pertencerem a uma bacia hidrográfica, estarão protegidos por uma lei federal, e consequentemente, essa água será mais bem cuidada e preservada”, argumenta.
No encontro em Sombrio, serão compartilhadas as ações já desenvolvidas pelo Comitê do Rio Araranguá, bem como será discutida a importância da integração dos afluentes Catarinenses do Rio Mampituba na Bacia do Rio Araranguá.
“Importante ressaltar que, com essa integração, queremos fortalecer as ações já existentes, como a luta pela preservação das lagoas e proteção de mananciais, por exemplo”, finaliza Marini.
O encontro é aberto ao público e toda a sociedade está convidada a participar. O Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado de Sombrio, está localizado na Avenida Prefeito Francisco Lumertz Junior, 930 - Bairro Januaria.

Entenda a integração
Conhecendo as dificuldades existentes na Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba e a morosidade para a criação de um Comitê de Bacia Federal, e tendo em vista que a mobilização em torno do assunto remonta a década de 1990, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá aceitou a tarefa de integrar os afluentes catarinenses do Rio Mampituba.
A integração foi aprovada em assembleia pelos membros do Comitê Araranguá, juntamente com membros da diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina. “Após a finalização do processo, estaremos amparados pela legislação para efetuar a gestão das águas destes afluentes e apoiar a comunidade na busca de soluções para os problemas da bacia”, finaliza Marini.
Francine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário