quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Integração do Comitê Araranguá com afluentes do Rio Mampituba em SC será debatida em Sombrio nesta quinta-feira

Reunião acontece no Instituto Federal Catarinense a partir das 19h.
A ampliação da área de atuação do Comitê da Bacia do Rio Araranguá através da integração dos afluentes catarinenses do Rio Mampituba entra em pauta nesta quinta-feira, 27, a partir das 19h no Instituto Federal Catarinense, em Sombrio. O encontro tem como objetivo mobilizar a sociedade para que as pessoas e os atores estratégicos, como instituições, façam parte do processo de preservação da água do extremo sul de Santa Catarina.
Seis municípios serão integralmente e três parcialmente beneficiados com essa integração. “Isso porque esses afluentes, ao pertencerem a uma bacia hidrográfica, estarão protegidos por uma lei federal, e consequentemente, essa água será mais bem cuidada e preservada”, argumenta o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Sérgio Marini.
No encontro em Sombrio, serão compartilhadas as ações já desenvolvidas pelo Comitê do Rio Araranguá, bem como será discutida a importância da integração dos afluentes Catarinenses do Rio Mampituba na Bacia do Rio Araranguá. “Importante ressaltar que, com essa integração, queremos fortalecer as ações já existentes, como a luta pela preservação das lagoas e proteção de mananciais, por exemplo”, ressalta Marini.
O encontro é aberto ao público e toda a sociedade está convidada a participar. O Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado de Sombrio, está localizado na Avenida Prefeito Francisco Lumertz Junior, 930 - Bairro Januaria.

Entenda a integração
A Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba é compartilhada pelos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Considerando que é uma bacia federal, a gestão deveria ser feita pela Agencia Nacional de Águas (ANA).
Porém, devido ao tamanho reduzido e a dificuldade no processo de criação deste Comitê Federal, o Rio Grande do Sul decretou a criação do Comitê Gaúcho dos afluentes do Rio Mampituba. Em Santa Catarina, existe a ausência de legislação que permita a criação de um comitê para afluentes e, por isso, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá aceitou a tarefa de integrar os afluentes catarinenses do Rio Mampituba.
A integração foi aprovada em assembleia pelos membros do Comitê Araranguá, juntamente com membros da diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina. “Após a finalização do processo, estaremos amparados pela legislação para efetuar a gestão das águas destes afluentes e apoiar a comunidade na busca de soluções para os problemas da bacia”, finaliza Marini.
Assim, os municípios integrantes do Comitê Araranguá passarão a ser: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Sombrio.
Francine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário