domingo, 8 de março de 2015

COMITÊ ARARANGUÁ CONHECE TRABALHO DE CONTENÇÃO DE CHEIAS

Na primeira reunião do ano da Comissão Consultiva do Comitê Araranguá, os membros conheceram os trabalhos que serão realizados na segunda etapa do Projeto de Macrodrenagem do Rio Criciúma, empreendimento que tem ajudado a conter as cheias na região central, com soluções básicas que dão melhor vazão às águas, garantindo tranquilidade a muitas famílias.

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura, acompanhados do coordenador de Projetos da Prosul, Robson Sebastiany, estiveram no dia 5 de março, na sede da Epagri, em Araranguá, para apresentar o projeto do Canal Auxiliar,  que conta com uma extensão aproximada de 840 metros.

"O enfrentamento das fortes chuvas não deve ser pensado apenas para Criciúma, já que cidades próximas também sofrem da mesma situação, podendo servir de exemplo. Na etapa dois a obra será constituída basicamente de execução de pontes nas Vias Araranguá, Wenceslau Braz e Ângelo Peruchi, além da ampliação de bueiro na Avenida Centenário", declarou Sebastiany.

 
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Os membros trataram ainda da grande mobilização que está sendo organizada para comemorar o Dia Mundial da Água, com atividades que envolverão crianças, jovens e adultos. Esse é o terceiro ano consecutivo que o Comitê comemora o Dia da Água com eventos expressivos. Em 2013, autoridades dos 16 municípios da bacia e a imprensa regional participaram de um passeio educativo pelo Rio Araranguá. Em 2014 ocorreu o lançamento da Campanha Infantil composta por um Kit para sensibilizar as crianças do uso sustentável das nossas águas.


COMITÊ REÚNE AUTORIDADES PARA
TRATAR DAS NOSSAS ÁGUAS

Autoridades da Amesc e da Amrec estão sendo convidadas pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, por intermédio do presidente, Davide Tomazi Tomaz, para o evento de abertura da programação alusiva ao Dia Mundial da Água em 2015, comemorado em março e organizado pelo Parlamento das Águas.

O encontro está marcado para o dia 18 de março, uma quarta-feira, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Na programação, abertura com pronunciamento dos governantes, quanto à temática de conscientização e de soluções sustentáveis para nossa fonte de vida. Uma palestra com o tema "O tempo de pensar no futuro da nossa água é agora" será ministrada pelo Hidrólogo Guilherme Xavier de Miranda Jr. (M.Sc. em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental).

Na oportunidade, as autoridades estarão fazendo a entrega da premiação aos vencedores do II Concurso Fotográfico "Re-Conhecendo a Bacia do Rio Araranguá e seu uso consciente", atividade aberta para os alunos da rede pública e particular das séries iniciais até o ensino médio dos 16 municípios da bacia. 



BLITZ MOVIMENTA PROGRAMAÇÃO
DO DIA DA ÁGUA

A programação alusiva ao Dia Mundial da Água em  2015, organizada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, encerra no dia 20 de março com Blitz de Sensibilização em Criciúma e Araranguá. A partir das 10 horas, na praça Nereu Ramos em Criciúma a equipe do Comitê Araranguá, junto das autoridades da Amrec e da imprensa local irá distribuir Kits criativos e educativos. À tarde, a partir das 16 horas, a Blitz de Sensibilização chega ao Calçadão de Araranguá. O mascote do Comitê Araranguá, AQUA, o protetor da águas irá acompanhar a distribuição nas duas cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário