domingo, 7 de dezembro de 2014

USUÁRIOS PLANEJAM O USO RACIONAL DAS ÁGUAS

Durante uma semana, de 1 a 5/12, uma equipe formada por representantes do Governo do Estado de Santa Catarina - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Comitê Araranguá e empresa Profill, percorreu as principais cidades da bacia do rio Araranguá, repassando aos usuários de água o diagnóstico e prognóstico da fase B do Plano de Recursos Hídricos.

O Plano do Rio Araranguá, único em andamento no Estado, financiado pelo Banco Mundial, através do Programa SC Rural, serve para planejar o uso racional das águas, de forma a evitar conflitos entre os usos atuais e prevenir futuros problemas de escassez ou de comprometimento da qualidade das águas. Os encontros foram divididos por setor, quando os usuários tiveram papel fundamental, já que é através da gestão participativa que serão identificados e sistematizados os interesses múltiplos da sociedade.

Os encontros iniciaram por Forquilhinha, com os representantes das Câmaras de Vereadores e das 16 Prefeituras. Seguiu por Treviso, com os representantes da mineração e do setor pesqueiro. Em Criciúma estiveram presentes os representantes das indústrias. Os agricultores, pecuaristas e aquicultores foram recebidos em Turvo. A apresentação encerrou em Araranguá, no SAMAE, para os representantes do setor de saneamento, que contou com a presença do diretor geral do SAMAE, Everson Casagrande (Polaco).

Todas as reuniões foram prestigiadas por prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, presidentes de sindicatos, associações e pelos membros do Comitê Araranguá, com destaque para o trabalho do presidente, Davide Tomazi Tomaz que junto da Consultora, a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva e da assessora administrativa, Eduarda Taise Spolti acompanhou diligentemente os encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário